Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca, si inspira no nordestino o rei baiano Luiz Gonzaga e fica com título de 2012...


Escola de samba leva Luiz Gonzaga para a Sapucaí no Carnaval de 2012 - 1 (© AgNews)


Criada em 1931, a Unidos da Tijuca pode ser considerada uma das escolas de samba mais antigas do Brasil. Ela surgiu a partir da união de blocos já existentes próximos ao Morro do Borel, local onde vivia a maioria dos foliões da região. Leandro Chagas, João de Almeida, Pacífico Vasconcelos, Tatão, Alfredo Gomes, Marina Silva, Orlando da Costa, Zeneida Oliveira e Regina Vasconcelos são os nomes dos responsáveis pelo nascimento da agremiação.
Campeã do Carnaval do Rio de Janeiro pela primeira vez em 1936, a Unidos da Tijuca apresentou na Praça Onze, onde eram realizadas as disputas, um fato ainda inédito: alegorias que faziam alusão ao enredo escolhido, no caso “Sonhos Delirantes”.

Escola de samba leva Luiz Gonzaga para a Sapucaí no Carnaval de 2012 - 1 (© AgNews)
Escola de samba leva Luiz Gonzaga para a Sapucaí no Carnaval de 2012 - 1 (© AgNews)
Entre os anos de 1960 e 1980 a escola passou por uma má fase e desfilou continuamente no Grupo II. Foi somente nesta última data que a Tijuca acertou na fórmula e conseguiu voltar para a principal categoria do Carnaval carioca.
Depois disso, os resultados continuaram nada expressivos e, em 1998, aconteceu mais um rebaixamento. A escola voltou ao Grupo Especial já no ano seguinte, após uma vitória com o tema “O Dono da Terra”.
Outro ponto alto da agremiação aconteceu em 2004, após a contratação de Paulo Barros. Falando dos avanços da Ciência e apresentando o clássico carro-alegórico do DNA, a escola conquistou um vice-campeonato. O mesmo aconteceu no ano seguinte, com um enredo que falava de cidades e reinos do imaginário humano.
Em 2007, Paulo Barros deixou a Unidos da Tijuca e foi substituído por Lane Santana e Luiz Carlos Bruno. Porém, Barros retornou para a escola em 2010 e, após um jejum de 74 anos, deu à agremiação o título com o enredo “É Segredo!”.