Após três derrotas seguidas, o Náutico venceu o Santos por 3 a 0, neste domingo, no estádio dos Aflitos, no Recife, e soma agora 16 pontos no Campeonato Brasileiro, ocupando a 11.ª posição na tabela de classificação. O time paulista, que está em 16.º na competição, continua com 13 pontos. As duas equipes fizeram um duelo curioso: no lado alvirrubro, a pior defesa do Campeonato Brasileiro, com 27 gols sofridos; na parte alvinegra, o pior ataque da competição até o momento, com nove gols marcados.
O Náutico entrou em campo com a obrigação de ganhar para evitar a zona de rebaixamento. Também em situação delicada, o time de Muricy Ramalho precisava da vitória para não correr o risco de voltar para a zona de degola. Apesar de ter jogado em casa, com o apoio da torcida, o Náutico estava desfalcado. O zagueiro Jean Rolt continua machucado, com problema no tornozelo, o atacante Rhayner cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e o goleiro Felipe e o meia Breitner ficaram fora por cláusula contratual - não puderam enfrentar seu time de origem.
Nesse sentido, a situação do Santos estava ainda pior, com sete desfalques: Rafael, Fucile, Edu Dracena, Arouca, Adriano, Neymar e Paulo Henrique Ganso - os dois últimos ausentes por causa da Olimpíada. Apesar de uma equipe jovem e disposta ter entrado em campo, a maioria dos substitutos não tinham a qualidade dos que estavam fora ou deixaram o clube.