Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Casinhas pulsa na Escola São Luís

Aos 73 anos de idade, o professor Luís Gonçalves de Farias lembra as dificuldades de estudar durante a adolescência, em Casinhas. De acordo com o padre Luís, como é conhecido, só com muito sacrifício se podia ir à escola, ele mesmo chegou a sair às 4 horas da manhã para freqüentar a sala de aula, em Limoeiro. Depois, já eleito vereador, em Surubim, pela necessidade da comunidade local, ele decidiu fundar, no ainda distrito de Casinhas, em 1964, em pleno golpe militar, o primeiro Ginásio da zona rural pernambucana.

Prefeita Rosineide Barbosa e o fundador da escola, padre Luís.

O atual diretor, Eduardo Xavier, com Rosineide Barbosa: desafios para os próximos anos.

                “Na época, era uma coisa inédita. Houve até uma diretora do Governo, lá em Limoeiro, que dizia ‘eu vou mostrar que essa escola não existe’, mas isso acabou por estimular o prefeito, Dr. Jadir, que decidiu construir a escola, que funcionava onde hoje é a Escola João XXIII. Nesse prédio, onde estamos hoje festejando, começamos a funcionar no dia 27 de fevereiro de 1965”, relembra bem o fundador. As comemorações dos 40 anos da escola aconteceram nesta terça-feira (12), com uma Missa solene, na igreja de Nossa Senhora das Dores, e uma solenidade na escola.

Presente de aniversário: prefeita anuncia total reforma da escola.
Equipe fundadora: "fazíamos tudo com muito amor". Orgulho de ter ex alunos médicos.

                Durante a solenidade de aniversário, a prefeita Rosineide anunciou que todo o prédio, onde estudam quase 800 alunos, será completamente reformado. “Vamos reformar tudo, a escola ficará nova, bem mais bonita e confortável. A gente sabe a responsabilidade que temos com a educação de Casinhas. Estamos querendo fazer uma escola diferente, e pedimos a ajuda dos educadores, funcionários e alunos que se engajem nesse propósito, de cada vez mais, fazer Casinhas crescer, e isso só é possível se trabalharmos juntos pela escola, pela educação”, afirmou a prefeita.

Comemoração de 40 anos reúne encontro de gerações de educadores.

Educadores: comprometimento e histórias de vida no São Luis.

                A festa foi prestigiada por boa parte da comunidade escolar e reuniu gerações de educadores. A professora Cícera Farias, fundou e atuou na escola por 25 anos. “O aluno gostava de estudar. Tenho muita alegria em ter ex-alunos daqui que são médicos”, conta.  Também educadora, Ilaíse Arruda, atuou  desde o início, por 15 anos na escola. “Tenho 74 anos, e sempre lutei pela educação. Temos honra de ter fundado esta escola. Nem encontrávamos tantos obstáculos, porque fazíamos tudo com muito amor. Gostava dos alunos, de ensinar aos mais humildes, tinha muita gente interessada, querendo vencer”, afirma.

Prefeita Rosineide Barbosa com equipe de gestores da escola.
Comunidade escolar participa ativamente da festa dos 40 anos.

                Aluna de ambas, a educadora Magda Roberta, diretora de Educação do Município, foi professora, coordenadora pedagógica e diretora da unidade escolar. “Casinhas pulsa aqui. Tenho uma história de vida nesta escola, numa época em que 1800 alunos estudavam na escola. Minha maior gratificação é ver hoje meninas que foram minhas alunas serem minhas colegas de profissão, me deixa emocionada”, diz.                  

Sem diferenças: compromisso com a educação do Município é compromisso de todos em Casinhas.

A alegria de todos esteve presente nas comemorações do aniversário da São Luis.

                O atual diretor, Eduardo Xavier, lembra que o desafio é construir uma escola para os próximos quarenta anos. “Sabemos que os desafios são grandes. Mas essa reforma, anunciada pela prefeita hoje, é um grande presente para comunidade escolar. Vamos deixar a escola muito mais organizada. Sinto que isso vai motivar ainda mais a equipe, que já é bem comprometida, e os alunos”, prevê. Além do diretor, a equipe gestora é formada pela diretora adjunta Elizabethe Leal, os coordenadores pedagógicos Alex Queiroz, Fátima Andrade, Joelma da Mata, Kátia Roberta, Liliana Débora e Maricely Almeida, e o secretário Eraldo Leal.


Prefeita Rosineide Barbosa e o diretor Eduardo Xavier com os funcionários da escola.
Mulheres têm participação ativa no dia-a-dia do São Luis.


                Os convidados mais especiais da festa, claro, participaram com alegria. Os alunos assistiram a um show musical, na quadra da escola, com direito, claro, com bolo de aniversário e refrigerante. Entre eles,  a pequena Rafaele Barreto, de 8 anos, aluna do 3º ano, que sonha ser professora, ou a sapeca Yasmim Freitas, 5, que está no 1º ano e já sonha em ser médica. Com esses alunos, a escola vibra e renasce a cada dia, afinal é só na escola que boa parte dos sonhos dessas crianças podem ser realizados.    

Principais convidados, alunos comemoram com bolo de aniversário e refrigerante.
Rafaele Barreto. 8 anos: escola renasce a cada dia com os novos alunos.
A sapeca Yasmin Freitas, aluna do 1º ano, com a professora e a mãe, já sonha em ser médica, aos 5 anos.
Prefeita Rosineide Barbosa com alunos. Escola é o local para realizar sonhos.
Fonte:Blog da Prefeitura de Casinhas
Facebook:Dadal Casinhas
dadalcasinhas@hotmail.com
Blog de Dadau Casinhas
www.dadaucasinhas.blogspot.com