Audio

Tecnologia do Blogger.

sábado, 29 de março de 2014

Fórum em Casinhas reúne representantes de municípios do Agreste Setentrional para debater violência contra a mulher



Município esteve representado no evento pela secretária de Assistência Social, Núbia Ramos, e pela coordenadora da Mulher de Casinhas, Lucélia Andrade (Foto: Charles Nascimento/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

"Os múltiplos olhares na atenção à Mulher" foi o tema central do I Fórum de Sensibilização e Enfrentamento do Agreste Setentrional à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher realizado nesta quinta-feira (27) no auditório do Fundo Previdenciário de Casinhas (Funpreca).

"O fórum tem o objetivo de envolver, sensibilizar e mobilizar a sociedade na luta pelo fim da violência contra as mulheres, não apenas em Casinhas, mas em todos os municípios da região", como destacou, na abertura do evento, a secretária de Assistência Social de Casinhas, Núbia Ramos. "Estamos tentando resgatar a autoestima das mulheres, porque temos percebido que elas têm sofrido muito", completou Ramos.
O encontro foi resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco (SEDSDH) – por meio da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade e do Creas Regional Agreste Setentrional – e a Prefeitura de Casinhas, e reuniu secretários e coordenadores municipais de várias cidades, além de políticos, estudantes e moradores locais.

Clique e leia também:

"A gente quer chegar perto de vocês, quer chegar perto dos municípios. Temos recebido uma demanda enorme de casos de violência na nossa Regional. É por isso que precisamos abraçar de verdade essa causa, salvar essas mulheres. Precisamos igualar os direitos e vamos lutar por isso. Estamos realmente preocupados em reduzir esses índices" afirmou, na ocasião, a coordenadora do Creas Regional do Agreste Setentrional, Rosemaura Aguiar.
A programação constou de importantíssimas palestras sobre o tema da violência contra a mulher, como a que foi ministrada pela psicóloga e mestra em Saúde Coletiva Bianca Freire da Rocha, que é gerente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Jaboatão de Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). "Jaboatão é hoje um das cidades pernambucanas mais violentas no quesito 'violência doméstica contra a mulher'. Estou trazendo esses dados sobre a situação de lá para que a gente possa ter uma magnitude do problema. A gente precisa esclarecer, trazer à tona para a discussão", ressaltou.
Também ministraram palestras no evento a representante da Diretoria Geral de Enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Cileide Oliveira, que falou sobre o atendimento às vítimas de violência no Estado; a delegada titular da 10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Vitória de Santo Antão, Bruna Falcão, que discorreu sobre a Lei Maria da Penha a atuação do Departamento de Polícia da Mulher, no Recife; e o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público de Pernambuco, João Maria Rodrigues Filho, que falou sobre a Lei Maria da Penha e o Sistema de Justiça.
Ainda durante o fórum, a coordenadora da Mulher de Casinhas, Lucélia Andrade, fez a apresentação do Projeto Piloto da Coordenadoria da Mulher no município. "Dever cumprido e uma satisfação enorme em receber elogios dos envolvidos, participantes, palestrantes e convidados. Estamos cientes de que fizemos o melhor, mas com certeza podemos fazer muito mais nos próximos eventos, com o apoio total da prefeita Rosineide Barbosa", comentou, ao final do evento, a assistente social e coordenadora do Cras de Casinhas, Alessandra Soares.
Fotos: Charles Nascimento/Divulgação
Confira materia:

Fonte:Blog Mais Casinhas
Facebook:Dadal Casinhas
dadalcasinhas@hotmail.com
Blog de Dadau Casinhas
www.dadaucasinhas.blogspot.com