Audio

Tecnologia do Blogger.

sábado, 1 de março de 2014

Hospital acolhe pacientes que vão ao Recife

A viagem das pessoas, moradoras de qualquer localidade do município de Casinhas que precisam ir ao Recife, para consultas ou outros procedimentos médicos e utilizam o ônibus disponibilizado pela Prefeitura, vai muito além de um mero transporte de pacientes e acompanhantes. O ônibus sai ainda de madrugada. Tem como ponto de partida a Unidade Mista Cecília Leal de Miranda, o chamado hospital de Casinhas, no centro da cidade. No local, foi montada toda uma infra-estrutura para acolher as pessoas, enquanto aguardam o horário da saída do veículo.
Serviço inclui água mineral, café e biscoitos
Com um prédio amplo e limpo, o hospital de Casinhas tem espaços e salas suficientes para funcionamento de todos os setores da unidade, a exemplo dos ambulatórios, leitos para pacientes em atendimento na emergência e enfermarias para internamentos. Assim, com espaço físico mais que disponível, foram montados dois locais específicos para quem vai ao Recife repousar, enquanto aguarda o embarque. São dois cômodos, um para homens, outro para mulheres e crianças. O serviço é utilizado, sobretudo, por quem mora nas localidades mais distantes.
Pacientes podem dormir em local digno enquanto aguardam o embarque
As pessoas começam a chegar desde o início da noite e já podem utilizar o espaço. Também contam com recepção e TV, água mineral e bandejas com café, chá, biscoitos e torradas. “Estamos aqui sempre prontos para atender todo aquele que precisar ir aos hospitais do Recife. Oferecemos local apropriado para o descanso, tanto que até pessoas que moram aqui, em Casinhas, preferem ficar no hospital, pra não dormir e perder a hora, em casa. Há pessoas que pegam o ônibus na estrada, quem mora em Lagoa de Pedra ou no Diogo por exemplo. Mas estamos aqui com satisfação para acolher tanto o paciente, quanto o acompanhante de todas as localidades”, afirma a diretora administrativa do Hospital de Casinhas,Valquíria Freitas, acompanhando pessoalmente o serviço.
Gentileza: pouco antes do embarque, com tranquilidade, uma água e um café
A professora Ana Cristina Ferreira, 31 anos, moradora da comunidade do Catolé do Mitonho, não sabia da informação verdadeira. Passava de 1h da manhã quando ela chegou com o filho, o pequeno Carlos Augusto, de 1 anos e 4 meses, que fará uma cirurgia no Hospital Maria Lucinda. Por morar relativamente perto e ter acesso a transporte da localidade ao hospital, ela não teve necessidade de chegar cedo em Casinhas, ainda não tinha conhecimento da estrutura. Logo se mostrou visivelmente satisfeita com o que constatou, pessoalmente.

“Eu mesma não conhecia, mas é bom poder ver tudo isso assim, de perto. O atendimento aqui é ótimo. Esta é a terceira vez que vou com ele ao Recife e, em todas elas, tudo funcionou no transporte, desde a marcação da viagem até a volta da gente. Numa das vezes, inclusive, fui a última a ser atendida lá e o motorista só saiu quando o médico consultou meu filho, e todos do ônibus compreenderam, não teve problema”, conta a educadora.

Professora Ana Cristina Ferreira e o pequeno Carlos Augusto: "Aqui o atendimento é ótimo"
Educadora ficou feliz ao conhecer o espaço de repouso dos pacientes que utilizam o ônibus
A agricultora Maria de Lourdes da Silva Ferreira, 60 anos, também vai ao Recife para tratamento médico. Chegou pouco antes do ônibus partir. Aproveitou o tempo para tomar uma água e um café, e conversar muito educadamente na recepção. “O lugar aqui é mais que ideal. Não se tem do que reclamar do atendimento não, muito pelo contrário, atendem a gente muito bem, é ótimo. Somos bem acolhidos”, afirma com serenidade.
A agricultora Maria de Lourdes destaca acolhimento humanizado
Logo a madrugada segue, e chega o momento do inicio da viagem. A partida é às 2h, quando já chegaram vários outros pacientes e acompanhantes. A volta, começa quando o último paciente for atendido, na Capital. O possível desgaste físico, próprio do trajeto, é inevitável, mas com o espaço para acolhimento antes da saída e uma viagem segura, num veículo novo com poltronas confortáveis e ar-condicionado, trazem mais conforto e amenizam o cansaço.

“É claro que não podemos competir em estrutura com os grandes hospitais particulares, mas na simplicidade, oferecemos um serviço digno. Estamos aqui às duas da manhã trabalhando. Temos humanizado o atendimento e a população reconhece, o que só nos motiva, e vamos melhorar mais”, completa a diretora administrativa.

Veículo novo, com ar-condicionado, garante segurança e conforto aos passageiros
SERVIÇO: Para que todos sejam atendidos organizadamente, a reserva de vagas no ônibus, para pacientes e acompanhantes, é feita diariamente, na Secretaria de Saúde de Casinhas, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h, no centro da cidade. Deve-se levar o encaminhamento médico, indicando o nome do hospital do atendimento na Capital, com um telefone de contato. Feita a reserva, a listagem é repassada toda tarde ao serviço de transporte do hospital, que horas depois, no início da noite, já aguarda, com toda equipe a postos e com tudo pronto, mais um grupo de pessoas que precisam ir ao Recife por questões médicas, na madrugada do dia seguinte.
A reserva da viagem é feita de maneira organizada, garantindo vaga para todos os pacientes e acompanhantes

Gestores acompanham de perto todo trabalho
Fonte:Blog da Pefeitura de M.de Casinhas
Facebook:Dadal Casinhas
dadalcasinhas@hotmail.com
Blog de Dadau Casinhas
www.dadaucasinhas.blogspot.com