Audio

Tecnologia do Blogger.

domingo, 23 de março de 2014

Hospital de Casinhas: Urgência tem médico 24 horas.

            Não é fato raro as urgências dos hospitais públicos, espalhadas por todo país, serem tema de reportagens, sobretudo pela precariedade no atendimento. Com o custo elevado e verbas cada vez mais curtas, os pequenos Municípios penam para oferecer os serviços e manter hospitais, com recursos do Sus, Sistema Único de Saúde. Na maioria dos casos, o dinheiro repassado pelo Governo Federal sequer cobre o custo dos procedimentos ou é suficiente para manter a estrutura de funcionamento.

OLHOS ABERTOS PARA SAÚDE: População conta com médicos plantonistas 24 horas, todos os dias da semana.

BOM ATENDIMENTO: equipe de Enfermagem sempre pronta para acolher pacientes.
                Em Casinhas, com criatividade e determinação, esses problemas não só estão sendo enfrentados como também a Unidade Mista Cecília Leal de Miranda vem melhorando e ampliando a oferta dos serviços. A população conta com médicos plantonistas 24 horas, todos os dias da semana e especialistas das áreas de maior demanda de consultas, a exemplo de cardiologista e pediatra, atendendo em ambulatório.

EM QUE POSSO AJUDAR: bom atendimento começa na recepção.

CERTEZA: ''Sempre tem médico e somos bem atendidos'', agricultora Maria Bethânia, com o filho Gustavo.

                Urgência de Hospital é um local que ninguém gosta de freqüentar, muito menos na condição de paciente. Mas, se for o caso, ir ao hospital na certeza de ter atendimento médico, no Município, deixa o cidadão mais tranquilo. Um exemplo disso é a agricultora Maria Bethânia Brito, moradora da localidade de Lagoa de Pedra, que trouxe o filho Gustavo, de 6 meses, com febre para a urgência. “Ele já precisou de atendimento outras vezes. Sempre que a gente vem tem médico e somos bem atendidos. Acho bom também porque é perto de casa”, diz.

TRANQUILIDADE: ''contar com médico e hospital deixa a gente aliviado'', operador Manoel Ferreira.

ORGANIZAÇÃO: enfermarias estão sempre limpas e bem cuidadas para receber pacientes.

                O operador de máquinas José Manoel Ferreira, 57 anos, procurou o serviço de urgência pela terceira vez em pouco mais de um mês, com crise alérgica. “Cheguei aqui e fui muito bem cuidado, hoje e nas outras vezes também. Sair de casa doente, mas sabendo que vai poder contar com o médico e com o hospital já deixa a gente aliviado”, afirma.

SUPRIMENTO: não existe falta de medicamentos. Farmácia bem 'abastecida' supre demanda.

INVESTIMENTOS: gestão Rosineide prioriza saúde. Infra-estrutura do hospital recebe investimentos.

                Desde que tomou posse para a sua terceira gestão, a prefeita Rosineide Barbosa (PSDB) elegeu a saúde como prioridade. Vem investindo na reestruturação do hospital da cidade, sobretudo com a contratação de plantonistas e especialistas.  A orientação é que o paciente seja sempre atendido, que não falte médico no hospital. “Inclusive, há esse compromisso, do médico não largar enquanto o outro não chegar. Isso é bom para o paciente,” diz o médico Eduardo Côrte Real. Normalmente, de acordo com o plantonista, os casos mais comuns na Urgência são cefaléia ou dores de cabeça, tosses, febres, pequenos acidentes domésticos com cortes e acidentes de moto, nos casos mais graves.

COMPROMISSO: sempre há plantonista. Médico não larga enquanto o outro não chega.

DETALHES TÃO PEQUENOS: água mineral, café, chá e biscoito fazem parte do bom acolhimento.


                Por sua vez, a agricultora Maria Virgilina Ferreira, 87 anos, moradora do Junco, esteve na urgência com a filha especial, Maria José, e, embora o caso fosse para consulta ambulatorial, ambas foram atendidas. “Há casos que não são urgência, mas o paciente vem e nós atendemos a todos, o hospital acolhe toda a demanda”, diz o médico plantonista, Carlos Henrique. Assim, com médico de plantão 24 horas e toda equipe de enfermagem, técnicos e demais funcionários mobilizados, o hospital de Casinhas conquista, a cada plantão, não só a confiança, mas o difícil reconhecimento do bom atendimento pela população.  

ACOLHIMENTO: agricultora Maria Virgilina, 87, com filha especial. Queixava-se ''apenas uma pequena dor no ombro'' mas...

... foi cuidadosamente examinada e medicada pelo Dr. Carlos Henrique. A filha também recebeu atendimento médico.
Fonte:Blog da Prefeitura de Casinhas
Facebook:Dadal Casinhas
dadalcasinhas@hotmail.com
Blog de Dadau Casinhas
www.dadaucasinhas.blogspot.com