Audio

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Casinhas instala Comitê de Mobilização Social pela Educação

Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Casinhas (Foto: Divulgação)
As ações de incentivo à interação família-escola desenvolvidas no município de Casinhas, em Pernambuco, vêm sendo fortalecidas pela atuação do Comitê de Mobilização local, que conta com a participação de representantes de diversos segmentos sociais. O grupo de mobilizadores – composto por mais de 60 voluntários – promoveu sua primeira reunião para planejamento de ações no início deste ano.

Criado a partir da realização da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Casinhas, nos dias 17 e 18 de dezembro, o Comitê da cidade pernambucana tem entre seus membros professores, gestores e coordenadores de escolas da rede pública municipal e estadual, representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), agentes comunitários de saúde, lideranças religiosas e outros voluntários da comunidade. O grupo recebe o apoio, ainda, da secretária municipal de Educação de Casinhas, Laura Souza.

Lideranças religiosas locais aderiram ao Plano de
Mobilização Social pela Educação
A representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Doris Cardoso Prudente Bertolino, que conduziu a Oficina de Formação de Mobilizadores em Casinhas, destacou a importância de buscar parcerias para o Comitê. "Orientamos os mobilizadores a buscarem parceria e a trabalharem em rede, utilizando principalmente a parceria dos agentes de saúde que visitam regularmente as famílias, e são de vital importância, pois a maioria das escolas se localiza na zona rural", ressaltou.

A ação conjunta com entidades religiosas também tem sido uma das estratégias do grupo de mobilizadores. Aproveitando a passagem pela cidade, a representante do PMSE/MEC visitou líderes religiosos locais e os estimulou a se engajarem nas atividades do Comitê. O presbítero Geraldo Gadelha, da Assembleia de Deus Ministério Belém; o missionário José Aléssio Costa de Miranda, da Igreja Batista; e o padre Luiz Gonçalves de Farias, da paróquia de Casinhas, foram alguns dos parceiros conquistados.
Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
discutem como aplicar as orientações do PMSE na cidade
Além de nortear a criação do Comitê casinhense, a Oficina de Formação de Mobilizadores forneceu aos participantes informações sobre a Educação no Brasil e apresentou as metas, estratégias e estatísticas do Plano de Mobilização Social pela Educação. Os mobilizadores conheceram também exemplos da implementação do PMSE em diversas localidades e foram orientados a elaborar Plano de Ação de acordo com a realidade socioeducacional do município.


Fonte:Blog da Prefeitura de Casinhas
Facebook:Dadal Casinhas

dadalcasinhas@hotmail.com
Blog de Dadau Casinhas
www.dadaucasinhas.blogspot.com