Audio

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Reunião com os Prefeitos do Agreste(Casinhas), ações para melhoria na "Saúde".


Prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa: "Nós estamos aqui dando início a um grande passo na vida de cada administrador que faz parte da CONIAPE" (Foto: Joana Darc/Divulgação)
Da redação
Do Blog Mais Casinhas

A cidade de Casinhas sediou na tarde desta quarta-feira (23) a 4ª reunião do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), que colocou em pauta o melhoramento da Saúde nos municípios que integram a entidade. O encontro aconteceu no auditório do Fundo Previdenciário de Casinhas (Funpreca) e contou com a presença do presidente da CONIAPE, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilázio Araújo (PSB), da prefeita-anfitriã Rosineide Barbosa (PSDB), do prefeito de São Caetano, José Neves, do prfeito de Santa Maria do Cambucá, Alex Robevan, e do prefeito de Vertente do Lério, Daniel Almeida (PT), além de representantes de outros municípios participantes do consórcio, vereadores e secretários do município de Casinhas.
Os prefeitos José Neves (São Caetano), Evilázio Araújo (Taquaritinga) e Alex Robevan (Santa Maria do Cambucá) ouvindo com atenção o pronunciamento da prefeita-anfitriã (Foto: Joana Darc/Divulgação)
Em seu pronunciamento, a prefeita Rosineide Barbosa chamou atenção para a importância que os municípios devem dar, em conjunto, à busca de soluções dos problemas enfrentados atualmente pelo setor. "Nossa problemática maior se chama Saúde. Nós estamos dando início aqui a um grande passo na vida de cada administrador que faz parte do CONIAPE. Iniciamos com a Saúde, mas vamos buscar muito mais. Unidos e organizados iremos ganhar muito mais. Consequentemente, a população que nos colocou para administrar nossos municípios, pois estamos com o objetivo único de trabalhar e fazer uma Saúde de mais qualidade, com um maior e melhor atendimento para nossa população e assim nos livrar também dessa tal de Lei de Responsabilidade de Fiscal, que é o calo de todos nós", disse.
O consultor do CONIAPE, Laércio Queiroz, deu explicações sobre como o consórcio atua nos municípios (Foto: Joana Darc/Divulgação)
Rosineide também fez questão de reafirmar seu total compromisso com a entidade. "Estou à disposição da CONIAPE. O que precisar de mim, com o meu pouco conhecimento, com a minha humildade, podem contar comigo. Vamos seguir adiante, com o apoio dos nossos deputados, nossos líderes maiores, para que a gente possa buscar as soluções que os municípios tanto necessitam", afirmou.

Clique e leia também:
Foto: Joana Darc/Divulgação
Foto: Joana Darc/Divulgação
Já o presidente da CONIAPE, Evilázio Araújo, cobrou uma maior união de forças e a divisão de responsabilidades entre os membros da entidade. "Precisamos dividir responsabilidades, pois quando se junta e une forças você pode resolver os problemas com mais facilidade. A gente quer ser mais emergencial, urgente nas coisas, mas parece que a gente não quer acreditar no dia de amanhã porque bom é viver o presente. Agora é muito mais importante que a gente prepare o nosso futuro. Uma coisa que eu acho absurdo é o preguiçoso, aquele pulador de cerca. Não planta nada e vai roubar a safra de quem está colhendo. Eu acho que aqui no nosso consórcio não tem nada disso. A gente precisa plantar. Se eu não colher na mesma intensidade que eu plantei, eu pelo menos não vou morrer de fome, porque só no exercício de plantar eu já obtenho a minha sobrevivência e chego aonde quero", defendeu Araújo.

"Num consórcio, todos precisam fazer o maior esforço. Porque com o esforço concentrado da gente, na hora que tiver o resultado, quem vai ter a satisfação de colher é o plantador. Eu queria que a gente fosse mais prático. A união é que faz a forca e unidos, fazendo a força, eu não tenho dúvidas de que vamos fazer a diferença", completou.
O presidente do CONIAPE, Evilázio Araújo cobrou a divisão de responsabilidades entres os membros do consórcio (Foto: Joana Darc/Divulgação)
Durante o encontro, o consultor do CONIAPE, Laércio Queiroz, aproveitou para apresentar um slide que abordava assuntos sobre o consórcio e como ele atua nos municípios, além de uma carta de intenções solicitando apoio do Governo do Estado aos consórcios de Pernambuco. "Não temos que ter dúvidas sobre o consórcio. Nós temos que saber usá-lo porque aqui em Pernambuco mesmo, tem consórcio que faz mal. Nós precisamos ter um consórcio como este que nós temos, organizado, bem adiantado, faltando apenas algumas bobagens para serem resolvidas e mais decisão de fazer. Uma coisa importante que o consórcio vai provocar é que vocês vão conhecer melhor o seu município, a dimensão dos territórios, a relação com os outros municípios e as outras secretarias municipais de Saúde. O consórcio é integrador, ele integra o Governo do Estado com os municípios, os municípios com os municípios e integra os prefeitos. E isso é muito importante. Este é o grande papel do consórcio", explicou.
Antes da reunião, os gestores trocaram algumas ideias (Foto: Joana Darc/Divulgação)
Parlamentares da Casa Manoel Veiga marcaram presença no encontro (Foto: Joana Darc/Divulgação)
"O atual governador, João Lyra, também é um incentivador do consórcio. Agora, independente do governador, a gente deve caminhar. Naturalmente, ele estando do nosso lado, o consórcio vai ficar mais fortalecido", enfatizou, numa de suas falas, o prefeito de São Caetano, José Neves, que também sugeriu uma reunião na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) nos próximos dias, com prefeitos e secretários de saúde dos municípios consorciados do CONIAPE, na intenção de averiguar a montagem do Contrato de Programa Consorciado de Saúde.

Representantes de várias prefeituras integrantes ao CONIAPE assinaram a lista de presença da reunião, a exemplo do secretário de Saúde de Surubim, Izaldo Andrade, do diretor de Saúde de Bom Jardim, Alberto Aguiar, da secretária-adjunta de Saúde de Brejo da Madre de Deus, Evanice Guedes, da representante da cidade de Frei Miguelinho, Ariana Marques, da secretária de Saúde de Orobó, Lídia Coutinho, e do secretário de Administração de João Alfredo, Josivaldo Santana.
O diretor clínico do hospital Geral Severino Pereira, da cidade de Taquaritinga do Norte, Rômulo Oliveira, expôs sua visão de médico sobre o assunto e disse que é necessário estipular os valores e necessidades de cada município, dependendo do que o consórcio propõe (Foto: Joana Darc/Divulgação)
Da representatividade local, foram anotadas as presenças da secretária de Saúde, Patrícia Negromonte, da diretora da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM), Valquíria Freitas, da coordenadora do Samu, Izabel Travassos, do secretário de Finanças, Rossivaldo Araújo, além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sinha do Junco, dos vereadores Inácio da Chatinha e Gilberto Barbosa, e das vereadores Fátima do Sindicato, Euda Gomes, Maria Pires e Verônica Geriz.
Ao final, gestores e participantes posaram para foto oficial exibindo as lembrancinhas oferecidas pela anfitriã do encontro (Foto: Joana Darc/Divulgação) 
Rosineide posou para as lentes que fizeram a cobertura da reunião no Funpreca com o presidente da CONIAPE, Evilázio Araújo, e um grupo de colaboradores da entidade, todos funcionários da Prefeitura de Taquaritinga do Norte (Foto: Joana Darc/Divulgação)
A prefeita Rosineide Barbosa presenteou os prefeitos com um cesto recheado de iguarias da terra como doce, queijo coalho e manteiga de garrafa produzidas em Casinhas (Foto: Joana Darc/Divulgação)