Audio

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Prefeitura de Casinhas faz adesão ao programa Escola Aberta

Imagem: Reprodução
A Prefeitura Municipal de Casinhas acaba de aderir ao Programa Escola Aberta. O programa é uma iniciativa federal, mantida com a parceria de Estados e Prefeituras. São oferecidas diversas atividades nas escolas de ensino fundamental, sempre nos finais de semana.

O objetivo é contribuir para a inclusão social, a cidadania, a melhoria da qualidade educacional, a integração entre escola e comunidade e a construção de uma cultura de paz. Em Casinhas, foram contempladas inicialmente cinco escolas: São Luiz, no Centro, Professor Daniel, no Montado, Manoel Basílio, em Areia de Chatinha, Luiz Ventura, em Lagoa de Pedra, e Antônio Francisco de Paula, em Bengalas.

Nesse período, ocorrem oficinas que envolvem atividades educativas complementares, de geração de renda, cultura/arte e também esporte/lazer. Não é preciso fazer inscrição, basta comparecer à unidade escolar e participar (contudo, é preciso observar os horários de funcionamento, que são definidos pelas unidades).

As oficinas são acompanhadas por um representante da comunidade (que assume a coordenação local), e desenvolvidas por oficineiros que, em sua maioria, são talentos da própria região. Essas equipes organizam as atividades observando os interesses e as necessidades dos moradores, articulando-as com o currículo da Educação Integral desenvolvido na escola. As primeiras atividades do Programa Escola Aberta aqui no município tiveram início na última sexta-feira (17).

Sobre a adesão ao programa, a secretária municipal de Educação, Laura Souza, afirmou que "o compromisso com a educação de Casinhas precisa e tem ultrapassado limites, quebrado barreiras. Nós vamos sempre incentivar práticas que viabilizem mais conhecimento e cultura para o nosso povo".