Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Programa "PE no Batente" anuncia parceria com o SENAI para qualificar profissionais em Casinhas

A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, aproveitou para anunciar nesta segunda-feira (19) a presença de um empresário do Estado de São Paulo que pretende contratar mão de obra local após a conclusão do curso (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
O Programa PE no Batente, voltado para o curso de Corte e Costura no município, em funcionamento em Casinhas desde março de 2014, está entrando agora no segundo módulo, que é a qualificação profissional. E com o objetivo de dar início a essa segunda etapa, reuniram-se nesta segunda-feira (19), no auditório do FUNPRECA, a prefeita Rosineide, a secretária de Assistência Social, Iúse Núbia, cursistas do programa, vereadores, representantes do SENAI, entre outros convidados.

Durante o evento, a prefeita Rosineide anunciou a novidade para os cursistas que é a parceria que fez com o SENAI, para que o mesmo possa dar o suporte necessário ao PE no Batente. As aulas de qualificação profissional que seriam uma vez por semana, através dessa parceria, serão todos os dias, de segunda a sexta-feira, conforme anunciado, e ainda O SENAI ficará responsável pelo assessoramento de todo o curso, bem como da emissão dos certificados.

Rosineide Barbosa, durante seu discurso, anunciou também a presença de um empresário de São Paulo, presente no evento, que pretende contratar os futuros profissionais, assim que concluírem o curso. Rosineide esclareceu que o objetivo é capacitar os munícipes para que Casinhas cresça cada vez mais. "Nós não fizemos nenhuma objeção quanto a escolha dos inscritos porque o nosso objetivo é o engrandecimento do município. Seria muito bom se eu pudesse dar emprego a todo mundo, mas como eu não posso, com esta parceria, desejo que as pessoas possam se qualificar, buscar sua independência financeira e ajudar o município a crescer", esclareceu.

Cerca de 200 pessoas participaram deste evento, tanto os cursistas do PE no Batente, quanto os cursistas do PRONATEC. Na oportunidade, a secretária Núbia Ramos esclareceu que no primeiro momento o município pretende capacitar 100 profissionais até maio de 2015. Posteriormente, serão capacitados mais 100. 

No evento, a iniciativa da parceria com o SENAI, aliada ao incentivo empresarial, causou euforia nos cursistas. A professora aposentada Jacinta Cândido, esclareceu: "essa parceria da prefeita com o SENAI é importante porque vai trazer melhoramento para o município. As famílias vão se profissionalizar e melhorar a renda familiar. Já, para mim, vai ser bom porque vou me aperfeiçoar". Outra cursista do Programa Pé no Batente, Marliene Lourenço, também se pronunciou. "A parceria com o SENAI vai ser bom porque vamos ter aulas todos os dias e vamos nos especializar mais rápido. Foi ótima essa iniciativa da prefeita, sempre pensando no bem-estar da população". 

Com relação à empresa que pretende contratar os profissionais, do ramo de confecções, localizada em São Paulo, segundo o empresário Émerson da Silva, o foco dos profissionais de Casinhas vai ser trabalhar com malha. "Nós estamos em negociação com a prefeita e já pretendemos selecionar as melhores, das 20 pessoas que concluíram o PRONATEC no município. Posteriormente, iremos contratar os profissionais que concluírem o curso do PE no Batente. Eles irão trabalhar na produção de diversas marcas", explicou. De acordo com o empresário, ainda não há uma definição da quantidade de pessoas que serão contratadas, mas que será um número considerável de profissionais.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação