Audio

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Rosineide faz entrega de certificados do Pronatec em Casinhas


Auditório do Funpreca se transformou numa passarela de moda; as formandas desfilaram com peças confeccionadas ao final do curso por elas próprias (Foto: Joana Darc/Divulgação)
A prefeita Rosineide Barbosa participou, na última quarta-feira (05), da formatura de 39 alunas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Casinhas. "O primeiro filho de vocês, em termos de qualificação profissional, nasceu hoje. Quero que vocês saibam que podem contar comigo. No que depender de mim, farei o possível e até o impossível para garantir o sorriso, a alegria e o bem estar, abrindo os horizontes e iluminando os caminhos de todas vocês", disse a prefeita.

Em seu pronunciamento, Rosineide falou de forma otimista sobre o futuro das alunas recém-formadas. "Eu tenho certeza que, até as próximas formaturas, no final deste ano, muita gente vai procurar vocês. O empresário que se instalará aqui em Casinhas não pôde estar aqui hoje porque está em São Paulo neste momento adquirindo as máquinas para vocês", garantiu, sendo bastante aplaudida.
Durante o cerimonial, as alunas desfilaram apresentando peças que foram confeccionadas por elas próprias ao longo do curso. A prefeita não economizou nos elogios: "Na nossa administração, todas as secretarias estão irmanadas umas com as outras, justamente para que a gente possa alcançar este tipo de objetivo que estamos vendo aqui hoje, tão bonito, elegante e ilustre para o município. Vocês desfilaram como verdadeiras manequins, mostrando que nós podemos fazer acontecer de verdade".

A secretária municipal de Educação, Laura Souza, enalteceu o compromisso e a atenção da prefeita Rosineide Barbosa na busca de ações que visem garantir a qualificação profissional dos casinhenses. "A gente sabe da importância das possibilidades, sobretudo de conhecimento, que isso tem na vida pessoal de cada um de vocês e de seus familiares. E apesar de todas as dificuldades, com a limitação de recursos, Rosineide tem tratado com muita sensibilidade esta questão. Ela disponibilizou o prédio, deu todas as condições para o pessoal trabalhar, enfim, é uma gestora com visão de futuro, a partir do momento em que ela decide proporcionar condições de crescimento às mulheres de Casinhas", enfatizou.
A agricultora Josefa Barbosa, 60 anos, acompanhou da platéia do auditório a formatura da filha, Josefa, e estava visivelmente emocionada. "Estou muito feliz e orgulhosa. A prefeita Rosineide está de parabéns. Adoro ela, é uma benção para Casinhas", comentou. Para Ana Paula Pereira da Silva, de 37 anos, o curso foi como a realização de um sonho. "Eu sempre tive o sonho de fazer um curso profissional de corte e costura. Hoje posso dizer que tenho uma profissão e uma expectativa mais segura de que vou conquistar um emprego muito em breve", afirmou.

Já a estudante Maria Aparecida Marques, 22 anos, contou como a realização do curso terá reflexo na sua vida a partir de agora. "Este curso proporcionou um novo aprendizado na minha vida, que não sabia nem ligar uma máquina, e hoje sei confeccionar uma blusa completa. O curso foi o encaminhamento que eu estava precisando para correr atrás de novas conquistas", comemorou.
Pronatec - Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. A meta do Programa é alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.

No Pronatec, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Cursos ofertados abrangem mais de 400 áreas do conhecimento.
Fotos: Joana Darc/Divulgação