Audio

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Casinhas marcou presença no III Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de PE, em Lagoa Grande


Diretor de Cultura e Turismo de Casinhas, Gerailton Leal, entregando ao presidente da Astur, André Quirino, exemplares da revista e do cordel da Prefeitura de Casinhas (Foto: Divulgação/Reprodução)
Da redação, com a Astur
charlesnasci@yahoo.com.br

O diretor de Cultura  Turismo do município de Casinhas, Gerailton Leal, participou nos dias 02, 03 e 04 deste mês de agosto do III Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco, na cidade de Lagoa Grande, no Sertão. O evento, que serviu para apresentação de ideias e discussão de articulações e investimentos para o desenvolvimento do setor na região, contou com a participação de mais de 20 municípios, além de representantes do trade do turismo local.

"Todos ficaram impressionados com o trabalho desenvolvido em tão pouco tempo pela prefeita Rosineide Barbosa. Apresentar Casinhas para 32 municípios foi uma enorme satisfação e o melhor foi deixar todos com vontade de visitar a nossa querida cidade, que é pequena no nome, mas grande no orgulho de cada um", destacou Gerailton, que aproveitou a ocasião para distribuir, entre os presentes no encontro, exemplares de uma revista e de um cordel produzidos pela Prefeitura de Casinhas.
Geraiton Leal com o secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Lagoa Grande, José Figueiredo
Com o diretor-executivo da Astur, Romero Brito
Foto: Divulgação/Reprodução
Foto: Divulgação/Reprodução
Organizado pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur/PE), o encontro teve a parceria da Prefeitura de Lagoa Grande bem como da Unidade do Sebrae da Unidade do Sertão do São Francisco. Todos foram, desde a chegada, muito bem recepcionados pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes de Lagoa Grande, José Figueiredo e pelo Vice-prefeito Roque Cagliari.

A programação iniciou-se com as visitas técnicas, que incluiu a passagem pela Enoteca, futura sede do Instituto de Pesquisa Avançada da Uva e do Vinho Tropical- IVT e pelo mirante, visita à Ilha do Pontal (passagem de balsa) à histórica capela de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1675 e a Vitivinícola Santa Maria, além da visita aos vinhedos e passeio de catamarã, com visita técnica a Petrolina, Juazeiro e Lago do Sobradinho, objetivando apresentar o êxito na harmonização do Enoturismo interligado ao Turismo Náutico da Região do Vale São Francisco. 
Fotos: Divulgação/Reprodução
Na segunda-feira, 4/9, o encontro iniciou com a palestra do Sr. Freddy Carvalho que falou sobre a "Wine RUN Brasil"/ Corrida do Vinho, evento mundial, chegado ao Brasil em 2013, pelo Vale dos Vinhedos, no RS, e agora também realizada no Vale do São Francisco – Lagoa Grande. Em seguida houve a apresentação dos cases de sucesso dos municípios de Lagoa dos Gatos, Agrestina e com as explanações da Empetur sobre o Cadastur. O consultor Steven Albuquerque concluiu o Encontro com a palestra: Divulgando e vendendo destinos: Como tornar o roteiro do seu município conhecido e desejado, que gerou perguntas e desafios para serem alcançados pelos municípios presentes.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos da região, desde a produção dos vinhos ao artesanato local, além de vivenciar uma experiência enriquecedora com a Comunidade Quilombola do Lambedor. No final do Encontro, houve o lançamento do vídeo-documentário sobre o turismo no município, que emocionou a todos presentes.
Exemplares da revista e do cordel recém-confeccionados pela Prefeitura de Casinhas, trazendo um resumo das principais ações da atual gestão do município, estiveram expostas e foram distribuídas entre os organizadores e participantes do evento (Foto: Divulgação/Reprodução)