Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Alunos e professores desenvolvem projeto de sustentabilidade ambiental em escola pública da zona rural de Casinhas

No PRODAC 2014, a equipe docente da Escola Professor Daniel demostrou como as práticas sustentáveis estão interferindo positivamente no aprendizado dos seus alunos (Foto: Facebook/Reprodução)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

A Escola Professor Daniel, localizada na comunidade do Montado, na zona rural de Casinhas, está desenvolvendo um projeto pioneiro que está dando o que falar no município. Usando o tema "Sustentabilidade", alunos, professores e demais funcionários da escola lançaram o projeto com a finalidade de inserir práticas de reciclagem no ambiente escolar e de intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos, promovendo uma educação integral de qualidade e incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Clique e leia também:
Escola Professor Daniel, na zona rural de Casinhas, é referência em sustentabilidade ambiental
'Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida' em foco na Escola Professor Daniel, no Montado

No último dia 22 de outubro, durante a realização do PRODAC 2014 (evento que apresentou os primeiros resultados do projeto), aconteceu o lançamento de uma revista que traz um apanhado detalhado das atividades sustentáveis desenvolvidas durante todo o ano naquela unidade de ensino. À frente do projeto, o coordenador pedagógico Gil Melo foi o responsável, junto com os alunos, pela confecção de uma revista que mostra, entre outras iniciativas com o mesmo tema, como os alunos e toda a equipe docente conseguiram fazer um plantio de mudas no pátio da escola.
Fotos: Facebook/Reprodução
A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que planta, planejar o que plantou, regar, cuidar e colher. O aluno é estimulado à construção dos princípios de responsabilidades e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e com a comunidade. Esses conhecimentos podem ser socializados nas escolas e transportados para a vida familiar, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.
Fotos: Facebook/Reprodução
Durante as atividades realizadas dentro do projeto nos últimos meses, os estudantes foram conscientizados sobre a importância do reaproveitamento do lixo que polui o meio ambiente e, por meio de gincanas que envolveram toda a comunidade escolar, os alunos conseguiram recolher uma grande quantidade de materiais recicláveis, como CDs, plásticos, alumínios, ferro, papelão, caixas de sapatos, etc.Todo esse material foi armazenado e posteriormente reciclado manualmente pelos próprios alunos e professores, que se tornaram verdadeiros artesãos na confecção de novos produtos que foram apresentados na Mostra PRODAC 2014.
Fotos: Facebook/Reprodução
Parte, inclusive, dos produtos recicláveis, como garrafas pet e outros tipos de garrafas plásticas, foram doados ao grupo católico Kairós, de Taquaritinga do Norte, aqui no Agreste, que mantém uma casa recuperação de alcoólatras e drogados. A Kairós também realiza um trabalho de reciclagem, com o objetivo de arrecadar dinheiro para ajudar a salvar aqueles que precisam de uma chance para sair do vício das drogas e do alcoolismo