Audio

Tecnologia do Blogger.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Com homenagem a Ariano Suassuna, Casinhas se veste para o Carnaval 2015

Ruas do Centro da cidade de Casinhas começaram a ser ornamentadas nesta sexta-feira (Foto: Maurício Barbosa/Divulgação)

As ruas do Centro da cidade de Casinhas começaram a ser ornamentadas na tarde desta sexta-feira (06) para o Carnaval 2015. A programação, divulgada nesta sexta-feira (06), contará com desfile de blocos, concurso de fantasias e passistas de frevo, orquestra e reboque. O festejo acontece na próxima sexta-feira, dia 13, a partir das 15h30, no Centro. Este ano, a Prefeitura decidiu homenagear no evento um dos maiores escritores brasileiros, o dramaturgo Ariano Suassuna, morto no ano passado, que teve uma histórica e já bem conhecida relação de amizade com seus moradores.

Ariano visitou Casinhas em três ocasiões para realizar suas famosas "aulas-espetáculos". Na segunda visita, em 1999, ele chegou a ser condecorado com o título de "Cidadão Casinhense", outorgado pela Câmara de Vereadores. Na ocasião, o escritor também já falecido José Nivaldo, chegou a "sentenciar" que, a partir daquele momento, Casinhas passava a se tornar a "Taperoá pernambucana de Ariano".

No Carnaval de 2002, Suassuna foi o grande homenageado da Escola de Samba Império Serrano, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e fez questão de garantir a participação no desfile de um grupo formado por 45 foliões casinhenses. Na época, a cidade também era chefiada pela atual prefeita, Rosineide Barbosa. Ela fez questão de garantir a viagem e a hospedagem dos integrantes da comitiva para que pudessem representar Casinhas na passarela mais famosa do Planeta. Seis anos depois, o episódio chegou a ser registrado num filme de curta-metragem chamado "Passarelas, Uma História de Carnaval". O filme foi um dos 40 selecionados pelo projeto "Revelando os Brasis" e chegou a ser exibido em rede nacional pelo Canal Futura.

Fonte:Do Blog da Prefeitura de Casinhas