Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Delegados são empossados no I Fórum do Orçamento Participativo de Casinhas

Prefeita Rosineide Barbosa destacou a importância do diálogo estabelecido pelo OP entre o Governo Municipal e a população de Casinhas (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Na manhã desta segunda-feira (09), os delegados comunitários do município de Casinhas se reuniram no I Fórum do Orçamento Participativo (OP). O evento, realizado no Salão Paroquial, teve o intuito de empossar os delegados e eleger as cinco obras que deverão ser priorizadas pelo Executivo Municipal em 2015. O Fórum serviu também para divulgação das atribuições dos delegados e de algumas obras que foram solicitadas durante as plenárias ocorridas no ano passado que já se encontram em andamento, entre outros informes.

Participaram da mesa de abertura, a prefeita Rosineide Barbosa, a presidente da Câmara de Vereadores, Fátima do Sindicato, a vereadora Euda Gomes, os vereadores Sinha do Junco, Gilberto do Posto e Inácio do Toyota, a secretária municipal de Assistência Social, Núbia Ramos, o ex-vereador Everaldo Barbosa, o presidente do conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Casinhas (CMDRS), Zé Pretinho, e o poeta Klebson Oliveira, além do coordenador do OP, Agaci Soares, juntamente com a equipe do programa.
Agaci Soares: "O grande diferencial deste programa é que são vocês quem têm o poder de decidir"
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
A Prefeitura de Casinhas tem como prioridade a gestão participativa, na qual as demandas da população são sempre analisadas e os seus anseios, ouvidos. Prova disso são as ações do Orçamento Participativo e as obras executadas a partir delas. "Nos quatro cantos do município, vemos o Governo Rosineide Barbosa trabalhando. Parte dessas obras se dá pela coragem e dinamismo da atual administração, que governa ouvindo as demandas do povo. O diálogo que a nossa gestão faz questão de manter com o povo é o que faz o município continuar avançando cada vez mais", salientou o coordenador do OP, Agaci Soares.

"O principal objetivo deste Fórum é a escolha das cinco demandas prioritárias que serão incluídas no Orçamento de 2015. E esse é o grande diferencial do OP: vocês tem o poder de decidir. Podem ter certeza de que, até o final desta gestão, vocês verão pelo menos uma obra implantada na sua comunidade através do programa. Outra coisa: sempre que acharem necessário, vocês podem ficar à vontade para solicitar a presença da equipe do OP e da prefeita na sua comunidade, porque este governo faz questão realmente de estar bem próximo da população de Casinhas", informou Soares.
A secretária de Assistência Social, Núbia Ramos, apresentou balanço dos serviços e atendimentos oferecidos pela pasta em 2015 (Fotos: Mário Andrade/Divulgação)

Após as falas de abertura, a secretária de Assistência Social Núbia Ramos aproveitou para apresentar aos presentes um balanço dos serviços e atendimentos oferecidos pela pasta ao longo de 2014 e as metas para 2015. "Não é fácil a gente medir o que o que faz uma Secretaria de Assistência Social. Muita gente, inclusive, acha que a gente não faz nada. Nosso papel é diferente, porque a gente trabalha resgatando cidadania. Trata-se, portanto, de uma política nova, que tem resultados a longo prazo. Aqui em Casinhas, por maiores que sejam os problemas, nós temos trabalhado muito e conquistando muito também", ressaltou Núbia.

             


Em seu pronunciamento, a prefeita Rosineide Barbosa destacou que o diálogo estabelecido através do OP entre o seu governo e a população é de suma importância para o desenvolvimento de Casinhas. Em contrapartida, convocou a população a apoiá-la na conquista desse objetivo. "A prefeita sozinha nada realiza. Ela vai buscar as ações que o município precisa, através dos recursos. Ela sabe que precisa ouvir o povo e é assim que nós trabalhamos. E se o povo deseja, o desejo também tem que ser nosso. Se o povo reivindica é porque precisa e nós vamos atrás. Nossa meta é organizar as nossas comunidades, todas elas. Porque com organização, o município se desenvolve, cresce. Mas para que isso aconteça de verdade, eu preciso do apoio coletivo de vocês, eu preciso do apoio do povo de Casinhas", defendeu a gestora.

Prefeita assinou e fez a entrega de certificados aos delegados comunitários do Orçamento Participativo (Fotos: Mário Andrade/Divulgação)

"Se a gente trabalhar na individualidade, Casinhas não vai avançar nunca. As nossas mãos precisam estar unidas, para que a gente possa oferecer de verdade a qualidade de vida que este governo tanto prega e que a nossa população merece", completou. Ao final do evento, ela e os vereadores deram posse com entrega de certificados aos delegados comunitários. Também foi exibido um vídeo produzido pela MA Foto e Vídeo Produções (leia-se Mário Andrade), com apresentação de algumas obras que já começaram a sair do papel através do OP. Assista abaixo:

     

Implantado em Casinhas pela primeira vez em 2001, na segunda gestão da atual prefeita, o Orçamento Participativo foi reeditado no ano passado e se constitui desde então como um importante instrumento de participação popular e controle social, além de promover o diálogo entre o Poder Executivo e a sociedade civil organizada, que indica de forma direta as necessidades prioritárias de suas respectivas comunidades.

Fonte da Redação do Blog da Prefeituta de Casinhas