Audio

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Prefeita anuncia parceria com Agroflor, ASA, Diocese de Caruaru e ProRural para construção de cisternas em Casinhas


Programa para construir cisternas vai atender todas as 23 escolas do município. Outra importante parceria também beneficiará população local com a construção de 300 cisternas
Anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Casinhas, na Casa das Juventudes (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Casinhas (CMDRS), que aconteceu na manhã desta quarta-feira (04), na Casa das Juventudes, no Centro, a prefeita Rosineide Barbosa fez o anúncio de duas importantes parcerias firmadas com a Associação dos Agricultores e Agricultoras Agroecológicos (Agroflor) e a Diocese de Caruaru para implantação de cisternas no município, ora castigado pelos efeitos da longa estiagem que assola a região.

Conforme a Agroflor, o Programa Cisternas nas Escolas, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e desenvolvido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), contemplará todas as escolas existentes no município de Casinhas com a construção de cisternas em suas unidades. Serão, ao todo, 23 cisternas, cujas escavações e o fornecimento de água para as construções ficarão a cargo da Prefeitura. Cada uma delas terá capacidade para armazenar 52 mil litros de água para consumo humano. Além disso, as escolas que participam do projeto recebem materiais pedagógicos que são trabalhados com as crianças na sala de aula e os temas abordados nos produtos estão diretamente relacionados ao dia a dia dos alunos e da comunidade.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Já a parceria firmada pela Prefeitura de Casinhas com a Diocese de Caruaru e o ProRural também trará benefícios às famílias que vivem na zona rural do município com a construção de 300 cisternas. "Neste caso, a contrapartida do Executivo será o fornecimento de parte da mão de obra. Os pedreiros serão devidamente capacitados por uma equipe da Diocese, que inclusive já estará nos próximos dias realizando uma mobilização no município", informou a coordenadora do CMDRS, Valdiane Duda.

De acordo com ela, a iniciativa contemplará, por meio das associações, as localidades do Catolé de Mitonho, Lagoa Escondida, Montado de Baixo e de Cima, Serra Verde, Varjão, Gado Bravo, Sítio Boi, Cachoeira, Chã do Laço, Riacho de Vaca, Lagoa do Porco, Serra do Canto, Catolé de Casinhas, Umari, Belo Monte, Gruta Funda, Bengalas, Vila Nova, Catolé do Napoleão, Caiana do Ximim, Areia de Chatinha, Fundão de Baixo, Chatinha de Baixo e de Cima.

Além da prefeita, participaram da reunião Jhonata Maior (Agroflor), Dalva Marcos (ProRural), Bruno Borba (IPA), Gilson Paixão (Diocese), Zé Pretinho e Vaudiane Duda (CMDRS), além de vereadores, conselheiros e presidentes de todas as 25 associações do município. "As associações cumprem um papel muito importante em nosso município e a Prefeitura está à disposição para ajudá-las no que for possível oferecendo todo o suporte necessário para implantação dessas cisternas. As máquinas estão à disposição e todos os esforços serão envidados para garantir que a nossa população seja abastecida com o líquido precioso", afirmou a prefeita Rosineide Barbosa.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Da Redação do Blog da Prefeitura de Casinhas