Audio

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

BOA IDADE I Conferência discute políticas públicas para o idoso em Casinhas

Rosineide: "É sempre uma alegria estar reunido com vocês, que têm muito a nos ensinar, a nos orientar" (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Na manhã desta quinta-feira (30) foi realizada em Casinhas a I Conferência Municipal do Idoso. O tema do encontro, que aconteceu no Centro Comunitário Governador Eduardo Campos, no Diogo, foi "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Pernambuco de Todas as Idades" e foi convocado pelo Conselho Municipal dos Idosos, com o apoio total da Prefeitura de Casinhas, por meio da sua Secretaria de Assistência Social, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). 
O objetivo é reivindicar o cumprimento de leis e direitos do idoso como também a criação de políticas públicas que os inclua no convívio em sociedade. Membros dos grupos da terceira idade do município superlotaram o espaço, que acomodou aproximadamente 150 pessoas.

Bastante concorrida, a conferência contou com a presença da prefeita Rosineide Barbosa, da secretária de Assistência Social, Núbia Ramos, da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Laurisbela Arruda, das secretárias municipais Laura souza (Finanças) e Magda Freitas (Educação), da coordenadora do CRAS, Alessandra Soares, da coordenadora SCFV, Elioberta Costa, da coordenadora do Bolsa Família em Casinhas, Sivanilda, da coordenadora municipal da Mulher, Lucélia Andrade, do coordenador da Casa das Juventudes, Marcos Lago, do presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Casinhas, Israel Crispim, da diretora da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM), Valquíria Freitas, da auxiliar administrativa da PMC, Marilene Firmo, e dos assessores da prefeita, Agaci Soares e Walter Borges.
Uma equipe regional do Centro de Assistência Especializado de Assistência Social (CREAS), formada pela educadora social Kátia Lima, a assistente social Mariana Barbosa, a psicóloga Jaiara Leal e a advogada Danusa Piancó [a equipe proferiu palestra, trazendo importantes informações e orientações ao público presente], bem como o secretário de Assistência Social de Santa Cruz do Capibaribe, Flávio Júnior, e a coordenadora do CRAS Umari (Bom Jardim), Jane Farias, também estiveram presentes e deram importante contribuição ao evento.

presidente do Conselho Municipal do Idoso, Laurisbela Arruda, abriu os trabalhos. "Que possamos aproveitar bastante este importante diálogo sobre os nossos direitos", disse. Em seguida, o sindicalista Israel Crispim aproveitou para deixar seu recado aos idosos participantes do evento: "Não se envergonhem dessa idade, se orgulhem dela. É nesta idade que vemos as pessoas que mais trabalham, as mulheres cuidando de suas casas e, num contexto rural, os homens cuidando de suas roças. Jamais admitam serem discriminados, porque todos merecem ser tratados com respeito. Quero transmitir à prefeita Rosineide Barbosa que estamos juntos nesta luta".
Israel Crispim, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casinhas (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
A secretária de Assistência Social, Núbia Ramos, destacou a atenção e o apoio especiais dado pelo Governo Municipal ao movimento da terceira idade no município. "O apoio incondicional da prefeita Rosineide Barbosa é algo que, com muito carinho e de modo especial, a gente sempre faz questão de frisar. A gente tem erros, mas estamos aqui para ouvir as críticas, propostas, sugestões e elogios de todos vocês e acertar. A caminhada não é só minha, não é só de Rosineide, mas de todos nós juntos", ressaltou.

"Como é bom estar aqui hoje e ver esta casa cheia. Como é bom saber que vocês estão em busca de melhorias. E poder notar ainda que o governo municipal tem uma atenção tão especial com todos vocês. Com vocês, ela (a prefeita) tem algo especial. Sempre faz questão de colocá-los em primeiro plano. Fala com vocês com o coração", disse o assessor especial Agaci Soares. "É um momento ímpar, de discussão de propostas que vão beneficiar a população idosa. Aqui, no dia de hoje, represento e trago pra todos vocês um grande abraço do secretário de Assistência Social de Bom Jardim, Célio Borges", disse a coordenadora do CRAS Umari, Jane Farias.
Mais de 100 idosos do município participaram do evento (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Em seu pronunciamento, a prefeita Rosineide Barbosa salientou que apesar de todas as dificuldades, a população idosa sempre foi e continuará sendo olhada com carinho especial pelo seu governo. "É com muita alegria que nós participamos deste momento aqui hoje, porque é a terceira idade que nos ensina, nos orienta. É por isso que nós estamos sempre à disposição, fazendo o que podemos e até o que não podemos, com poucos recursos, com o pouco que chega, segurando aos trancos e barrancos, para que a gente possa dar continuidade aos programas que atendem todos vocês. Mas, com fé em Deus, as coisas vão melhorar", frisou.

A prefeita também aproveitou para anunciar três grandes novidades aos presentes: a recente conquista de um CREAS para Casinhas; a implantação de uma sala de vídeo e informática para uso exclusivo dos idosos; e a chegada de um médico endocrinologista para realizar uma importante ação no município. "O CREAS, graças a Deus, será instalado aqui em Casinhas para nos ajudar a dar melhores condições de vida às pessoas. Vamos poder contar com pessoas preparadas, advogado, psicólogo, enfim, tudo isso em sintonia com o CREAS Regional. Também vamos montar uma salinha para exibição de filmes e o oferecimento de cursos de informática para inserir vocês na era digital. Por último, informo que em breve estaremos recebendo a vinda de um médico endocrinologista amigo meu, que fará um trabalho em conjunto conosco sem cobrar nada por isso. Ele, inclusive, vai apresentar esse projeto em um congresso no Exterior", contou.

Ao final da plenária, aconteceu a eleição dos delegados municipais que irão participar da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá no segundo semestre de 2015. Para a agricultora Maria José Lima do Nascimento, 65 anos, componente de um dos grupos da terceira idade no município, valeu a pena ter participado do evento. "Foi muito importante. Estamos saindo daqui hoje bem orientados sobre os nossos direitos. Estou muito satisfeita e espero que muitas melhorias cheguem a todos nós", opinou. Confira mais imagens do evento, captadas pelo parceiro Mário Andrade:
FILA: A prefeita Rosineide Barbosa recebeu um "abraçaço" dos participantes ao final do evento(Foto: Mário Andrade/Divulgação)