Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

SUSTENTABILIDADE I Em Casinhas, plano municipal de Coleta Seletiva é debatido em audiência pública

Reflexão: a prefeita Rosineide Barbosa destacou no evento a importância de conscientizar a população sobre o cuidado com o meio-ambiente (Foto: Mário Andrade/Reprodução)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Casinhas, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (12) uma Audiência Pública com o objetivo de discutir metas e projetos visando a implementação das ações de Educação Ambiental e da Coleta Seletiva, fundamentais para a implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS)O evento, apresentado pelo Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), aconteceu no auditório da Escola Municipal Antônio Francisco de Paula, no sítio Bengalas. Na abertura da reunião, houve uma apresentação com a Banda Musical de Casinhas Eduardo Campos, sob a regência do maestro Eric Elison.

Clique e leia também:
Audiência pública discute plano municipal de Educação Ambiental e Coleta Seletiva de Casinhas

Entre as autoridades presentes, a prefeita de Casinhas, Rosineide Babosa; o promotor público Garibaldi Cavalcanti; a presidente da Câmara de Vereadores de Casinhas, Fátima do Sindicato; a secretária municipal de Educação e Finanças, Laura Sousa; o secretário municipal de Agricultura, Antônio Araújo; a secretária municipal de Saúde, Patrícia Negromonte; as vereadoras Magda Freitas e Euda Gomes e os vereadores Gilberto do Posto, Lázaro Santana e Marcelo Andrade; além da equipe da CONIAPE: a secretária executiva Edjane Moreira, o superintendente do Núcleo de Saneamento Básico, Cláudio Muniz Filho, a gerente técnica do núcleo, Dulcinéia Valença, a coordenadora de Atenção Básica à Saúde do núcleo, Andreia Gomes, e o diretor do Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnológico (IDEST), Felipe Meireles.
Fotos: Mário Andrade/Reprodução
Também participaram da audiência o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Casinhas (CMDRS), Zé Pretinho, os assessores da prefeita de Casinhas, Agaci Soares e Walter Borges, a ex-vereadora Iraudenil Nunes (Lau), os ex-vereadores Everaldo Barbosa e Sandoval Leal, a coordenadora do SAMU de Casinhas, Izabel Travassos, a diretora da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM), Valquíria Freitas, coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), grupo de estudantes, líderes comunitários e a população em geral.

A prefeita Rosineide Barbosa destacou a importância de conscientizar a população sobre o cuidado com o meio-ambiente. "O nosso planeta está doente e quando estamos doentes precisamos de socorro. É triste constatar que nós mesmos é quem estamos fazendo ele adoecer, jogando lixo em lugares indevidos. Cada um de nós tem a obrigação de socorrer o nosso planeta, porque só assim nossos filhos e netos poderão ter uma qualidade de vida melhor. Nossas escolas já estão realizando ações neste sentido, mas vamos ampliar a questão para preparar nosso planeta para o futuro. Precisamos ser multiplicadores deste pensamento e sermos os doutores do nosso planeta", disse Rosineide.

"A colocação da prefeita foi perfeita. Nós temos que nos conscientizar, fazer uma reflexão. Suas palavras foram apropriadas, quando ela fala sobre a importância de se cuidar do meio-ambiente. Reforçando o seu pensamento, nós temos mesmo que ser multiplicadores, levar a informação, porque não podemos continuar maltratando o meio-ambiente. Temos que fazer isso de maneira persistente, a partir de hoje, agora. O lixo que é descartado de forma errada é o mesmo lixo que vai nos prejudicar com tóxico no futuro, daí a importância da reciclagem, da coleta seletiva. Se não tivermos essa consciência agora, lá na frente vamos pagar um preço muito caro", ressaltou, em seu pronunciamento, o promotor público Garibaldi Cavalcanti.
Foto: Mário Andrade/Reprodução
Já a secretária executiva Edjane Moreira fez importantes esclarecimentos sobre o tema da audiência e aproveitou para apresentar o CONIAPE para o público presente. "O consórcio surgiu de um casamento entre 14 municípios e foi criado em 2012 com o objetivo de ajudá-los na concretização de projetos de interesse comum a todos eles. Quem fará, por exemplo, a gestão da iluminação pública aqui de Casinhas é o consórcio", explicou.

A apresentação do Plano de Coleta Seletiva para o município de Casinhas esteve a cargo do diretor do IDEST, Felipe Meireles, que enumerou uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância da reutilização, redução e reciclagem de resíduos sólidos e também 
abriu espaço para a formulação de perguntas relacionadas ao assunto. Na sua explanação, foi dado destaque aos aspectos legais, fundamentados na Lei Federal 12.305/2010, que regulamenta e institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. No artigo 3º, a referida Lei define importantes conceitos de coleta seletiva e resíduos. Também destacou a necessidade de apoiar e capacitar os catadores de materiais recicláveis existentes no município.

Para a execução do Plano da Coleta Seletiva, a CONIAPE fez um estudo minucioso do lixão da cidade, cujo diagnóstico também foi apresentado por ele na ocasião: 47% do lixo depositado no local é formado por material orgânico, enquanto que 47% é de reciclados, e outros 7% de rejeitos; mais: 5% é de material ferroso; 5% de papel branco; 8% de papelão; 5% de material PET; 9% de plástico duro; 9% de plástico mole; 4% de metal; 18% de madeira e folhas; 29% de material orgânico; e 7% outros.

"Casinhas já está de parabéns por uma coisa muito importante: o fato de não ter o seu lixão em cima de um curso de água. Agora, a preocupação maior é se existe casa próxima à área degradada. É por isso que ele (o lixão) tem que ser encerrado. Aqui, de acordo com o nosso levantamento, não tem muito prejuízo se o lixo for descartado de forma correta", analisou Meireles. Confira mais imagens da audiência:
Nas duas imagens acima, exemplo de reutilização de garrafas PET na confecção de um mini-sofá criado por alunos da Escola Professor Daniel, do sítio Montado (Fotos: Mário Andrade/Reprodução)