Audio

Tecnologia do Blogger.

domingo, 7 de junho de 2015

DONA NEM I Diogo amanhece de luto com o falecimento da professora Maria Francisca da Silva Serafim


Professora aposentada, Dona Nem faleceu na madrugada deste domingo, no Hospital Pelópidas Silveira, no Recife, após sofrer uma parada cardiorrespiratória (Foto: Facebook/Reprodução)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Faleceu neste domingo (07) a professora aposentada Maria Francisca da Silva Serafim, mais conhecida como "Dona Nem", aos 71 anos. Moradora da comunidade do Diogo, no município de Casinhas, ela estava hospitalizada desde a última terça-feira (02), inicialmente no Hospital São Luiz, em Surubim, sendo depois transferida para o Hospital Pelópidas Silveira, no Recife, onde faleceu por volta das 3h da madrugada de hoje, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Dona Nem, numa foto de recordação da conclusão dos seus estudos no Colégio Nossa Senhora do Amparo, em 1967
"Dona Nem" era viúva do conhecido maquinista Damião Serafim, mãe de dois filhos, o agrônomo Ernildo César e o técnico de enfermagem Erandy José, e avó dos pequenos David e João Lucas. Da tradicional família Pereira do Diogo ela era a filha mais velha, de um total de onze filhos do casal Manoel Pereira da Silva e Amara Maria da Conceição, já falecidos. Após concluir seus estudos no Colégio Nossa Senhora do Amparo, em Surubim, em 1967, passou a lecionar durante vários anos nas duas escolas da sua comunidade: primeiro na Escola Nossa Senhora de Fátima e depois na Escola Otacília Arruda Barros. Religiosa, esteve à frente das atividades da Capela Nossa Senhora de Fátima, fundada por seu pai, durante vários anos, além de muito ter contribuído com o intenso movimento cultural de décadas passadas naquela comunidade, sendo uma das fundadoras da extinta Quadrilha Beija Flor.

Em sua página no Facebook, Adriano Jailton, um dos sobrinhos de "Dona Nem", postou: "Dona Nê. Nê de Nezinho. Madrinha Nê. Tia Nê. Professora Nê. Tanto carinho foi nos dado por essa pessoa. Meus primeiros ensinamentos escolares e da vida. Conheci a alegria de animadora da quadrilha junina Beija Flor Diogo e dela me inspirei. Já nos deixa saudades. Descanse em paz. Fica com Deus. Te amo Tia e Madrinha Nê. Meus sentimentos Ernildo Serafim e Erandy José". Seu velório acontece em sua residência, na Rua Manoel Pereira da Silva, no Diogo, e o sepultamento será amanhã (08), às 10h, no Cemitério São José, em Surubim.
Dona Nem com os filhos Erandy e Ernildo, numa foto de 1989
Dona Nem durante uma visita à Catedral de Brasília
Dona Nem na comemoração do seu aniversário de 51 anos, em 1995. Na imagem, dividindo o momento com o pai, "Seu Nezinho", o esposo, Damião, uma da irmãs, Valdeci, e os filhos Erandy e Ernildo (Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação)