Audio

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

QUALIFICAÇÃO I Prefeitura de Casinhas faz entrega de 166 certificados aos concluintes do PE no Batente

Solenidade bastante concorrida foi prestigiada pela prefeita Rosineide Barbosa e várias autoridades (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Aconteceu nesta quinta-feira (18) a entrega de pelo menos 166 certificados aos concluintes do Curso de Corte e Costura Industrial promovido pelo programa Pernambuco no Batente, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Casinhas. A solenidade foi realizada no novo galpão de eventos alugado pela Prefeitura, ao lado do prédio da Secretaria de Saúde, no Centro.

Estiveram presentes a prefeita Rosineide Barbosa, a secretária de Assistência Social, Núbia Ramos, a vereadora Euda Gomes e os vereadores Gilberto do Posto e Lázaro Santana, além do secretário de Assistência Social de Bom Jardim, Célio Borges, do empresário Luiz Ignácio de Andrade Lima, do gerente da Secretaria da Casa Civil de Pernambuco, Chico Corrêa, do coordenador pedagógico do PE no Batente, Gustavo Procópio, e da equipe de professores do programa. Fez parte da programação da cerimônia um animado desfile de moda com exibição de peças confeccionadas pelas próprias formandas ao final do curso. E antes da abertura do evento, houve um louvor com a Comunidade Maria de Nazaré.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Um dos alunos do programa falou em nome da turma de concluintes do Curso: "Muito obrigado a todos pela dedicação e o carinho que tiveram conosco. Podem ter certeza que o que aprendemos vamos levar por toda nossa vida. Vamos honrar nossos ensinamentos. Nossos agradecimentos mais especiais às nossas professoras Maristela e Maria José e à prefeita Rosineide Barbosa pelo imenso compromisso e responsabilidade. Saímos daqui hoje qualificados para o mercado de trabalho". Gustavo Procópio, coordenador pedagógico do PE no Batente, em seu breve discurso, aproveitou para anunciar aos formandos a implantação de uma cooperativa. "Agora é que a brincadeira vai ficar boa. nós vamos implantar uma cooperativa em Casinhas para trazer mais serviço para vocês", garantiu.

O secretário de Assistência Social de Bom Jardim, Célio Borges, salientou que poucos municípios foram contemplados com o PE no Batente e que Casinhas e Bom Jardim estiveram entre os felizardos. "E isso ainda na gestão do nosso então governador Eduardo Campos. Saímos na frente, tivemos uma grande sorte", comemorou. Já a secretária Núbia Ramos destacou os esforços da atual gestão em trazer qualidade vida para a população de Casinhas. "A caminhada foi bastante corrida, com várias idas ao Recife, mas enfim, quero dizer que ainda temos uma longa estrada pela frente. Trazer qualidade de vida para a população de Casinhas é a grande meta da atual gestão. Muita coisa boa ainda vem pela frente", assegurou.

Luiz Ignácio de Andrade Lima, diretor da AL Comercial e parceiro do programa PE no Batente em Casinhas, parabenizou a prefeita Rosineide Barbosa pela sua luta e persistência em busca das parcerias necessárias para a concretização do Curso. "A prefeita soube do nosso trabalho e correu atrás, lutou muito, até conseguir", contou o empresário, que aproveitou ainda para anunciar duas ótimas novidades para os formandos: "Agora é que a gente vai começar a trabalhar, graças a uma fábrica que vamos trazer para cá. E tem mais: não era nem pra eu estar dizendo isso, mas acho que também vamos trazer uma lavanderia para Casinhas", afirmou, em tom de brincadeira (mas falando sério!), sendo bastante aplaudido pelos presentes.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Última a discursar na solenidade, a prefeita Rosineide Barbosa deixou um importante recado para a turma de concluintes: "Daqui a alguns meses, vamos conversar com todos vocês novamente, para que a gente possa fazer isso valer a pena. Nossa gestão não costuma dar o peixe, mas ensina a pescar. E depois disso, nós vamos fazer um rio para vocês pescarem. Outra coisa que eu considero muito importante e peço que vocês gravem: procurem não ser apenas 'bons', mas 'excelentes' na profissão de vocês. Porque aqueles que são apenas 'bons', podem observar, costumam ficar no cantinho, enquanto que aqueles que trabalham com 'excelência' é que são os mais requisitados. A excelência faz a grande diferença", disse Rosineide.

"Eu digo tudo isso porque o meu maior desejo é ver todos vocês independentes. Quando isso acontecer, vocês não vão nem querer nem saber de salário de prefeitura e um dia poderão dizer: 'somos livres, não dependemos de prefeitura'. De prefeitura, vocês só vão querer saber e cobrar mais educação, saúde e infraestrutura com qualidade. Não tenho dúvidas de que, juntos, nós podemos fazer isso acontecer", finalizou.

O PROGRAMA – O Pernambuco no Batente é um programa de inclusão produtiva do Governo do Estado, voltado para as comunidades em situação de vulnerabilidade e risco, causadas por pobreza. Consiste em cofinanciamento do Governo Federal para projetos de desenvolvimento de políticas emancipatórias sustentáveis. Contém apresentação, manual de orientação aos municípios e questionário. Veja mais imagens da solenidade, captadas pelo parceiro Mário Andrade:
Fotos: Mário Andrade/Divulgação