Audio

Tecnologia do Blogger.

sábado, 11 de julho de 2015

20 ANOS DE CASINHAS I Festival de Violeiros atrai grande público em noite inspirada do repente popular


I Festival de Violeiros de Casinhas atraiu grande público ao galpão de eventos onde a grande festa da cantoria foi realizada (Fotos: Mário Andrade/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Centenas de pessoas lotaram o galpão de eventos onde foi realizado, na noite desta quinta-feira (09), o I Festival de Violeiros de Casinhas, marcando o segundo dia de comemorações alusivas ao aniversário de 20 anos de emancipação política da cidade. Nomes consagrados do repente, como Ivanildo Vilanova, Hipólito Moura, Rogério Menezes, Raimundo Caetano, Valdir Teles, João Lourenço, Edvaldo Zuzu e Luciano Leonel deram um show de cultura popular, encantando e levando ao deleite o público presente. O evento contou ainda com as participações dos declamadores Chico Pedrosa, Klebson Oliveira e Damião de Andrade Lima e foi organizado e promovido pela ONG Viva Casinhas!, com o apoio total da Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria de Juventude, Cultura de Esportes.

O festival foi conduzido pelo maior locutor de festivais de viola do país, o poeta e declamador Felizardo Moura. A coordenação do evento ficou a cargo do poeta Nêgo do Manduri e dos representantes da ONG Viva Casinhas!, Agaci Soares, Charles Nascimento e Klebson Oliveira. A noite foi inspirada para os cantadores e declamadores que se apresentaram no local, como o leitor pode conferir no vídeo abaixo (Rogério Menezes e Ivanildo Vilanova em destaque):

      

A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, acompanhou a festa ao lado do esposo, o secretário de Agricultura e Infraestrutura, Antônio Araújo, do secretário de Juventude, Cultura e Esporte, Sinha do Junco, dos vereadores Gilberto do Posto e Lázaro Santana, das vereadoras Magda Freitas e Euda Gomes, do diretor de Cultura do município, Gerailton Leal, além da presidente da Câmara de Vereadores, Fátima do Sindicato, os vereadores Inácio do Toyota e Marcelo Andrade e as vereadoras Maria Pires e Verônica Geriz, entre outros. Na plateia, o Blog também anotou a presença de muitos visitantes de outras cidades apaixonados pela viola, dentre eles, o editor do Correio do Agreste, Fernando Guerra (que esteve em companhia de um dos integrantes do Grupo de Aboiadores de Valente, na Bahia), o artista plástico Luiz Aprígio e o músico João Neto. "É um momento ímpar, que jamais sairá das nossas mentes. Muito obrigado pela presença de todos vocês, que Deus os proteja e os abençoe por todos os caminhos que vocês irão trilhar pela frente. Não sou poetisa, como foi minha mãe, mas é muito gostoso ouvir a poesia de vocês aqui no dia de hoje. Muito obrigada!", disse, em seu pronunciamento, a prefeita Rosineide Barbosa.
Prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, durante saudação aos violeiros, casinhenses e visitantes presentes no evento (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Em sua página no Facebook, o professor e assessor especial Agaci Soares, um dos organizadores do evento, fez um agradecimento especial: "Em cada ideia, atitude, pensamento, nunca traçamos algo sozinho, sempre existem pessoas que chegam e deixam sua parcela de contribuição. Ontem realizamos em nossa cidade o maior espetáculo já visto da cultura popular, o 1º FESTIVAL DE VIOLEIROS, mas pra tudo isso foi necessário o apoio total da Prefeitura de Casinhas, que tem à frente a nossa nossa prefeita Rosineide Barbosa e algumas pessoas que também contribuíram, entre tantas outras, Charles Nascimento, Klebson Oliveira, Mário Andrade, Marcelo Andrade, Gerailton Leal, Fabinho Almeida, Luís Fernando Germano, Luiz Fernandes, Jucelio Sales, Betania Leal, Edvan Mateus, Antônio Araújo, o amigo e secretário Sinha do Junco, os vereadores Gilberto do Posto e Magda Freitas, Valquíria Freitas, Alzenir Santos, o grande Nêgo do Manduri, Pedro Braz, a participação de Andrade Lima, seu Julião (do Bar do Borracheiro, onde os violeiros jantaram), Eulina e Elizangela Diniz. Apenas dizer a cada um MUITO OBRIGADO! VALEU PELA PARCERIA... ESTOU MARAVILHADO EM TRABALHAR COM UMA EQUIPE COMPETENTE, QUE FAZ POR AMOR E COM AMOR... e para finalizar, agradeço também ao público que se deslocou para prestigiar este grandioso evento. OBRIGADO!". Confira mais imagens do festival:
Poeta e cordelista Nêgo do Manduri coordenou as apresentações dos repentistas participantes do I Festival de Violeiros de Casinhas (Fotos: Mário Andrade/Divulgação)