Audio

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Homenagens ao ex-governador Eduardo Campos começam a partir de hoje

As homenagens a Eduardo Campos ocorrem em Pernambuco, Brasília e até mesmo através de uma instituição internacional, o Banco Mundial (Imagem: Divulgação/Reprodução)
Do Diario de Pernambuco
charlesnasci@yahoo.com.br

Há um ano, o país vivia a efervescência da eleição presidencial. No meio do caminho, porém, uma tragédia mudou o curso da história política do Brasil. A morte de Eduardo Campos, em um acidente aéreo, em 13 de agosto de 2014, paralisou o Brasil e deixou os pernambucanos atônitos. Se estivesse vivo, o ex-governador do estado completaria nesta segunda-feira 50 anos. Duas datas, nesta semana, que serão registradas pelo Diario de Pernambuco através de cadernos especiais.

As homenagens a Eduardo Campos durante todo o mês de agosto ocorrerão na capital, nos municípios do interior de Pernambuco, em Brasília e até mesmo através de uma instituição internacional, o Banco Mundial. As celebrações começam hoje e serão prestadas para marcar os 50 anos de nascimento e um ano da morte do ex-governador, que filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Os eventos foram planejados conjuntamente com os familiares do líder socialista, as direções estaduais e nacionais do partido e a Fundação João Mangabeira.

Assista vídeo especial produzido pelo Diario de Pernambuco:

      

A orientação da família do ex-governador é de que as atividades sejam uma celebração à vida. Vítima de acidente aéreo no dia 13 de agosto do ano passado, em São Paulo, Eduardo completaria 50 anos no próximo dia 10. Na última semana, a direção estadual do PSB confirmou a iniciativa do Banco Mundial de enviar uma carta à viúva do ex-governador, Renata Campos, comunicando que a instituição decidiu criar um prêmio de gestão pública com o nome de Eduardo Campos.

A premiação acontecerá no início do próximo ano, em Washington, Estados Unidos, e deverá ser entregue por Renata. "É motivo de orgulho poder reconhecer por meio deste gesto a brilhante trajetória e contribuição de Eduardo para a gestão pública do estado, do Brasil e de toda América Latina e o Caribe", escreveu o presidente do Banco Mundial, Luiz Alberto Moreno.

As homenagens se estenderão por mais quatro dias, a partir de hoje, em diversos locais. A programação também prevê sessões solenes na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado. O primeiro evento começa com um ato público, às 9h, no Arcádia do Paço Alfandega e contará com a presença de diversas lideranças políticas locais e nacionais do PSB e de outras legendas. Também farão parte das homenagens missas, inauguração de uma escola técnica, lançamento de um livro com discursos do ex-governador e visita do governador Paulo Câmara e do prefeito Geraldo Júlio ao túmulo de Eduardo Campos, no cemitério de Santo Amaro.


Clique aqui e confira a programação das homenagens a Eduardo Campos.