Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Inscrições são abertas para mil vagas de intercâmbio internacional


Alunos da rede estadual de educação que cursam o 1º ano do ensino médio e possuem entre 14 e 17 anos, poderão pleitear uma vaga para intercâmbio fora do país. A partir desta quarta-feira (9), estarão abertas as inscrições do Programa Ganhe o Mundo. Serão mil vagas para o ano de 2016. A novidade da nova edição é que a iniciativa será ampliada para estudantes com habilidades em música e canto. A nova seleção segue até o dia 12 de janeiro. Já os embarques estão programados para julho de 2016.

Das mil vagas ofertadas, dez serão para estudantes com habilidade em música ou canto e mais 20 para jovens atletas da Rede Pública Estadual. Na edição 2015, 11 esportistas já haviam sido beneficiados.

Para participar da seleção, além de ter entre 14 e 17 anos, e estar matriculado no 1º ano do ensino médio, é necessário participar do curso de idiomas promovido pelo PGM. As inscrições devem ser feitas no site da secretaria de Educação (www.educacao.pe.gov.br), onde também estarão disponíveis o edital e todos os detalhes referente ao processo seletivo.

No caso do Ganhe o Mundo Musical, que vai contemplar alunos com habilidade em canto ou instrumento, as inscrições devem ser feitas até o dia 20 deste mês. Além de atender aos critérios gerais do programa, o candidato deverá ser aprovado na análise prática e na avaliação específica. Para ser avaliado no teste prático, candidato deverá enviar um vídeo com até três minutos. Os selecionados vão estudar em escolas no Canadá e no Estados Unidos.

Para os alunos/atletas interessados em concorrer a uma vaga na modalidade esportiva, será necessário ir pessoalmente à Secretaria de Esportes e Lazer, no Centro de Convenções, em Olinda, no período de 14 de dezembro a 12 de janeiro. O resultado dessa seleção será divulgado pela secretaria em fevereiro. Para ter o direito de viajar, o candidato precisará atender aos requisitos do programa e possuir resultados expressivos em competições disputadas no últimos 12 meses.

Criado em 2012, o programa já enviou 3,9 mil pernambucanos para uma temporada de estudos no exterior. Em 2016, o PGM vai enviar intercambistas para oito países, sendo quatro de língua inglesa (Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália) e quatro de língua espanhola (Argentina, Chile, Espanha e Uruguai).

Aluna da Escola Professora Jandira de Andrade Lima, de Limoeiro, Hortência Aguiar afirmou que o programa transformou sua realidade. Através do PGM, a jovem estudou um semestre na Stephenville High School, no Canadá, onde aumentou o domínio do segundo idioma e conheceu uma nova cultura. “Como filha de uma zeladora e de um vendedor, eu não me imaginava estudando língua inglesa em outro país. O Ganhe o Mundo foi o programa que mudou a minha vida. Eu tenho orgulho de ter sido embaixadora do meu Estado no Canadá”, afirmou a jovem.

Para o secretário Estadual de Educação, Frederico Amâncio, histórias como a de Hortência Aguiar comprovam a eficácia da iniciativa pernambucana, que investe cerca de R$ 20 milhões por ano no programa. “As histórias de sucesso mostram apenas que os nossos jovens têm talento e precisam apenas de uma oportunidade”, afirmou o secretário.

Fonte/Pernambuco conectado