Audio

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Assistência Social de Casinhas divulga balanço de 2015

Foto: Mário Andrade/Divulgação
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Secretaria de Assistência Social de Casinhas divulgou um balanço das principais ações realizadas pela pasta em 2015. Entre os destaques, tivemos a realização das conferências municipais do Idoso, da Mulher, da Pessoa com Deficiência (em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde), da Criança e do Adolescente e da Assistência Social. Destaque também para as campanhas do enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, com rodas de conversas, palestras e conscientização; capacitações para os profissionais das equipes; e formaturas do "PE no Batente", com os cursos de Pedreiro, Aplicador de Cerâmica, Modelagem.

O "Ônibus da Mulher" esteve atendendo no CRAS dos sítios Montado e Catolé. Durante a Semana da Mulher, foram disponibilizados vários atendimentos ao público feminino, a exemplo de corte de cabelo, manicure, maquiagem e sobrancelha, além do sorteio de brindes. Aproximadamente 2 mil pessoas foram atendidas em 2015 pelos profissionais do CRAS, com a realização de 450 visitas. "Nossa equipe é composta por psicólogo, assistente social, coordenador e orientadores sociais. Temos 12 polos do SCFV nas comunidades da zona rural do município e na sede. São quatro grupos da Melhor Idade, famílias pelo PAIF, assim como atividades em parceria com o Mãe Coruja e as Secretarias de Educação, Saúde, entre outras", informa a secretária municipal de Assistência Social, Alessandra Soares.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
Ainda de acordo com a secretária, o CCA I esteve ativo durante todo o ano e sua equipe conta com coordenador, orientadores pedagógicos, monitor de recreação, orientador de artesanato, cozinheiro e auxiliar para atendimento de 30 crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17 anos. "Mensalmente, se vivencia com os usuários temas que envolvem inúmeras atividades - conscientização, interação, roda de conversa, resgate da cultura local, roda de conversa, reconhecimento de sua história -, envolvendo temas como 'Cidadania, Fraternidade e Liberdade', 'Eu me Divirto e me Cuido', 'Conhecer a História e a Cultura da Cidade, 'Eu Curto Gentileza e Partilho Conhecimento, entre outros", explica.

Ouça, abaixo, depoimento da secretária de Assistência Social de Casinhas, Alessandra Soares:


"Temos hoje em nosso município 3.851 famílias inscritas no Cadastro Único que recebem o Bolsa Família. Em 2015, tivemos 4,382 pessoas atendidas formalmente. Ressaltando que muitas pessoas também procuram informações, mas não são computadas, e com isso esse número aumenta", ressalta Soares. "Vivenciamos as datas comemorativas com os usuários, com passeios e encontros, realizamos capacitações de equipe com os coordenadores do CRAS, SCFV e CCAI e a nossa parceria com o Senar possibilitou a realização de cursos profissionalizantes durante todo o ano nas comunidades para gerar renda para a população casinhense. Enfim, são diversas ações e muito mais será realizado em 2016", finaliza.
Foto: Mário Andrade/Divulgação