Audio

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 14 de março de 2016

13 de março: Nordeste leva mais de 100 000 manifestantes às ruas

Protesto contra o governo de Dilma Rousseff, em Salvador (BA), no Farol da Barra, neste domingo (13)
Maiores protestos ocorreram no Recife. Manifestações em Salvador e Maceió reuniram mais de 20 000 pessoas
Protesto contra o governo de Dilma Rousseff, em Salvador (BA), no Farol da Barra, neste domingo (13)(Fernando Vivas/Folhapress)
Recife, Maceió e Salvador foram as cidades do Nordeste com as maiores manifestação na manhã deste domingo. No Recife, organizadores do protesto estimam que 80.000 pessoas compareceram à orla de Boa Viagem, Zona Sul da cidade.A Polícia Militar não divulgou estimativas.Em Maceió, 25.000 manifestantes estiveram na Praia de Jatiúca, segundo a Polícia Militar alagoana. Em Salvador, a PM local estimou 20.000 manifestantes.
No Recife, o destaque ficou por conta da presença dos parlamentares que integram a bancada de oposição ao governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Os deputados Jarbas Vasconcelos (PMDB), o deputado Mendonça Filho (DEM) e Augusto Coutinho (Solidariedade) foram ao ato na companhia de amigos, familiares e correligionários.Entre as alegorias presentes, estava o boneco de olinda do juiz Sérgio Moro, principal homenageado. A alegoria estava vestida com uma toga preta e com adesivos "Já Basta" e "Fora Dilma" colados pelo corpo. Em outro ponto da capital pernambucana, no Bairro do Recife, um grupo pró-Dilma se reuniu em uma manifestação a favor da presidente, do PT e do ex-presidente Lula. Parlamentares, ex-parlamentares e simpatizantes do PT discursaram e gritaram palavras de ordem contra o que classificam como "tentativa de golpe".

Com gritos de Fora Dilma e pedidos de prisão para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os manifestantes de Maceió percorreram cerca de 3 km, entre as orlas da Jatiúca e Ponta Verde. Uma cobra gigante com o rosto do ex-presidente Lula foi a novidade na capital alagoana. Centenas de pessoas aproveitaram para tirar selfies ao lado da "Jaraleco", "a mistura de Jararaca com Pixuleco". Não faltaram gritos de protestos contra os três senadores alagoanos Renan Calheiros (PMDB-AL), Fernando Collor (PTB-AL) e Benedito de Lira (PP-AL).
Em Salvador, os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Fora Lula", "Fora Dilma", "Fora PT". O número era bem superior à expectativa dos grupos que organizaram o movimento, que era de um público entre 6 000 a 7 000 pessoas. As manifestações iniciaram com uma grande carreata formada em sua maioria por veículos do tipo jipe em Salvador. Bandeiras do Brasil tremulavam nas janelas dos carros, que promoviam ainda um buzinaço.Os carros percorreram a orla de Salvador em direção ao Farol da Barra, local da concentração dos manifestantes.Outras cidades como São Luís e Belém, no Pará, também tiveram manifestações. Na capital maranhense, 2 500 pessoas compareceram ao ato. Na capital paraense, 10 000 pessoas estiveram nas ruas protestando. 

(com Estadão Conteúdo)
Fonte:Veja