Audio

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Casinhas sedia fórum do premiado programa "Tecendo Cidadania" do TCE-PE

A prefeita Rosineide Barbosa prestigiou o fórum e destacou a importância do papel imprescindível do TCE em sua atuação nos municípios (Foto: Joana Darc/Divulgação)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O programa "Tecendo Cidadania", desenvolvido há cerca de 10 anos Escola do Tribunal de Contas de Pernambuco, chegou esta semana ao município de Casinhas, no Agreste. O programa abrange basicamente três ações: Escola da Cidadania; Fórum; Curso para membros de Conselhos Municipais. Já foram realizados vários fóruns em todo o Estado de Pernambuco com a participação de sindicatos, ongs, câmaras de vereadores, conselhos municipais e outros segmentos da sociedade. Nestes fóruns as entidades representadas e a população participante interagem com o TCE e conhecem mais a fundo sua atuação nos municípios.
Aqui em Casinhas, a equipe do programa esteve nos dias 15, 16 e 17. No primeiro dia, apresentou o curso "Escola de Cidadania", voltado à estudantes, no EREM João XXIII, ministrado pelo servidor do TCE, André Ricardo Batista, e pela coordenadora executiva do programa, Ana Alaíde Pinheiro. Na quarta (16) e quinta, o curso foi realizado no prédio da Cooperativa Têxtil, ministrado por Ana Alaíde e Júlio Cesar. A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, prestigiou o evento na quinta-feira.

Uma cartilha sobre Gestão Pública foi criada especialmente para os Cursos para membros dos Conselhos, inclusive com versão para deficientes visuais. "Foi com grande alegria que concluímos a 50ª turma do curso Gestão Pública para Conselhos Municipais, realizada em Casinhas. Fico muito feliz por participar deste programa, cujo foco é estimular o controle social. Agradeço às coordenadoras Ana Alaíde e Verônica Cabral e aos alunos desta turma pela festa surpresa para comemorar o fato", postou André Batista em sua página no Facebook.
Até 2013 os benefícios do "Tecendo Cidadania" alcançaram mais de 52 mil pessoas. O programa recebeu o premio de âmbito nacional "Construindo a Nação", do Instituto Cidadania Brasil, e vem transpondo fronteiras porque já foi apresentado na Espanha. Alaíde comemora os resultados: "Estamos nos aproximando da sociedade. E o que nos deixa ainda mais satisfeitos é que outros Tribunais de Contas têm nos procurado para implantar o Programa “Tecendo Cidadania” através das Escolas de Contas. Nosso site é uma fonte de informações e pode ser acessado por todos os que tiverem interesse em ampliar suas ações".
Fotos: Joana Darc/Divulgação