Audio

Tecnologia do Blogger.

domingo, 15 de maio de 2016

CASINHAS: Alpargatas de Virgulino confirma participação nos festivais de quadrilhas juninas do Recife e da Globo Nordeste 2016

A quadrilha casinhense Alpargatas de Virgulino confirmou hoje sua apresentação nas eliminatórias do Festival da Globo Nordeste para o próximo dia 09 de junho (Foto: Adriano Monteiro/Divulgação)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Alpargatas de Virgulino representará o município de Casinhas pela primeira vez no mais badalado evento do São João de Pernambuco: o Festival de Quadrilhas Juninas da Rede Globo Nordeste. Neste sábado (14), o diretor e marcador da quadrilha casinhense, Maurício Barbosa, participou do sorteio das juninas selecionadas de todo o Estado que participarão das eliminatórias previstas para acontecer entre os dias 02 e 11 de junho deste ano, em Goiana, na Mata Norte. A ordem de apresentação aconteceu com a presença dos representantes das quadrilhas, no Teatro Boa Vista, em Recife. A Alpargatas, que este ano traz o tema "No Terreiro do Nordeste: Viva São João!", teve sua apresentação confirmada para o dia 09 de junho, a partir das 20h. A grande final será realizada no dia 19 de junho. A premiação total é de quase R$ 30 mil.

O diretor e marcador da Alpargatas, Maurício Barbosa, conversou agora há pouco com a reportagem do Blog MAIS CASINHAS. "Estamos todos ansiosos para o início da temporada e com uma expectativa muito positiva para levar ao público do Estado de Pernambuco nosso novo espetáculo para 2016. A gente almejava participar do Festival da Globo desde o ano passado e este ano conseguimos realizar nossa inscrição. Vamos com toda a nossa garra, alegria, talento e emoção. Vamos arrebentar", disse, ao expressar a emoção que tomou conta dos integrantes da quadrilha após a confirmação tanto da participação no Festival da Globo como também no 32º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife  as eliminatórias acontecerão entre os dias 17 e 22 de junho de 2016, no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela. 
Maurício: "A gente faz questão de enfatizar o apoio da prefeita Rosineide Barbosa porque a gente sabe que não é todo gestor que tem a sensibilidade que ela tem quando o assunto é cultura" (Foto: Adriano Monteiro/Divulgação)
Maurício aproveitou para explanar sobre a proposta do tema "No Terreiro do Nordeste: Viva São João!". "Vamos enfocar sobre os ciclos juninos, os folguedos do São João no Nordeste, símbolos juninos, alguns problemas sociais da região, entre outros. Diante do contexto a ser apresentado, os brincantes pretendem contagiar o público que vai acompanhar nosso espetáculo com uma produção inovadora e dinâmica. A junina quer mostrar a importância de se resgatar e valorizar as autênticas tradições do maior festejo popular nordestino", explica. Ele também destacou o apoio da Prefeitura de Casinhas e da população local. "Desde o início, a prefeita Rosineide Barbosa vem sendo uma parceira fundamental e importantíssima do nosso projeto. A gente faz questão de enfatizar o seu apoio porque a gente sabe que não é todo gestor que tem a sensibilidade que ela tem quando o assunto é cultura. Muito obrigado, também, à população de Casinhas, que nos inspira e nos dá força para irmos além", agradeceu.

Um dos integrantes da Alpargatas, o coreógrafo e dançarino Falberto Leandro, falou com nossa reportagem sobre a expectativa para a estreia do novo espetáculo. "O espetáculo deste ano promete!  Cada um de nós repassamos um pouco de nossas experiências para conclusão deste lindo projeto. Nosso coordenador Maurício Barbosa está de parabéns, pois soube conduzir este grupo com muita garra. E não menos importante, uma peça fundamental para que o grupo pudesse seguir seus caminhos foi a nossa querida prefeita Rosineide Barbosa, que sempre está disponível para ajudar em tudo que se é necessário. Estamos ansiosos para nossa grande estreia, mas com o pensamento sempre de retornar para nossa cidade classificados entre as melhores", comentou.
Aline: "Passamos por muitos obstáculos, mas a nossa junina está quase pronta para abrilhantar os arraiais do nosso Estado" (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Um dos destaques da quadrilha, a 'noiva' Aline Lima, reforçou o sentimento do colega quadrilheiro. "Estou muito feliz e contando as horas para nossa grande estreia e ainda mais por ter sido escolhida para representar a noiva da quadrilha. Passamos por muitos obstáculos, mas a nossa junina está quase pronta para abrilhantar os arraiais de nossa cidade, da região e do estado. Agradeço, desde já, pela oportunidade e confiança que me foram depositadas e vou fazer o que for possível para deixar nossa quadrilha no top das melhores de Pernambuco", disse.

Além da estreia no Festival de Quadrilhas Juninas da Rede Globo, no dia 09 de junho, e na abertura do São João de Casinhas, no dia 10, a Alpargatas de Virgulino também prevê apresentações em vários festivais e eventos juninos do Estado.