Audio

Tecnologia do Blogger.

domingo, 20 de novembro de 2016

DESTAQUE: Casinhense Anna Júlia integra equipe de robótica que participará do Campus Party 2017, em SP

Moradora da comunidade do Diogo, em Casinhas, a jovem estudante Anna Júlia,
 de 15 anos, é uma das oradoras nos stands de apresentação do projeto 
"Sustenta Bike" em eventos nacionais de tecnologia (Foto: Divulgação/Reprodução)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Estudante do 1o Ano do Ensino Médio no Colégio Marista Pio XII, na vizinha cidade de Surubim, Anna Júlia Cordeiro da Silva, 15 anos, integra a equipe do "Sustenta Bike", um projeto que está dando o que falar, totalmente desenvolvido por alunos da respeitada instituição de ensino da Capital da Vaquejada 
— e que, simplesmente, se utiliza de uma bicicleta para gerar energia limpa a cada pedalada, ao mesmo tempo que carrega aparelhos de celular. "É um projeto extraordinário. E todos nós que estamos envolvidos carregamos uma grande responsabilidade nesta etapa de apresentação para o grande público. E não apenas pelo fato do nome do nosso colégio estar envolvido, mas sobretudo pelos 'altos e baixos' durante toda a etapa de criação do projeto. Mas valeu a pena e agora a gente está tendo a oportunidade de apresentar os resultados positivos de todo o nosso esforço", conta Anna Júlia, que é moradora da comunidade do Diogo, no município de Casinhas.

O projeto, aliás, vem fazendo um enorme sucesso em eventos nacionais de tecnologia inovadora, surpreendendo pela performance e criatividade. Além do Congresso Internacional Marista, o grupo já esteve no Seminário Internacional sobre Resíduo Eletroeletrônico (SIREE), em Recife, e na Expotec, em João Pessoa/PB. No SIREE, por exemplo, o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, elogiou o projeto e o destacou como símbolo de um reuso inteligente e sustentável dos resíduos eletrônicos. Também estiveram presentes, no Seminário, Inamara Melo, secretária de Meio Ambiente da cidade do Recife, e Sérgio Xavier, secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ambos ressaltaram a importância do projeto e aproveitaram a oportunidade para convidar o grupo para participar de outros momentos semelhantes e significativos.
ANNA JÚLIA: "É um projeto extraordinário. E todos nós que estamos envolvidos carregamos uma grande responsabilidade nesta etapa de apresentação para o grande público" (Foto: Divulgação/Reprodução)
As reuniões do grupo de estudantes envolvidos na iniciativa – que desejam ir além no projeto da bike – ocorrem todas as sextas-feiras, no contra turno das aulas. Nesses eventos, as pessoas têm a oportunidade de testar a bicicleta, construída com materiais sucateados de impressoras velhas. "A ideia é converter a energia a partir da pedalada. O Sustenta Bike envolve a área de exatas e contribui com o ensino da Física e Matemática", explica o professor de Robótica da unidade, Daniel Andrade, idealizador do projeto implementado em março de 2016. O projeto demorou um mês para ficar pronto. Esse tempo foi dedicado a realização de pesquisas e ao planejamento do projeto. Para a montagem da bicicleta, em uma semana, foram utilizados motores de impressora, ligação em série dos fios (positivo e negativo) para soma das potências que, juntas, geram 24 volts e 900 miliamperes de corrente. Ao pedalar, o gasto é de 5 volts para carregar o celular.

PARTICIPAÇÃO NO CAMPUS PARTY 2017

O projeto "Sustenta Bike" se prepara agora para aportar na Campus Party 
(#CPBR10), principal evento de tecnologia realizado anualmente no Brasil, que acontecerá de 31 de janeiro a 05 de fevereiro do próximo ano, no Anhembi, em São Paulo (SP). Completando 10 anos no Brasil, o festival também é o mais importante do mundo nas áreas de inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital. Criado na Espanha em 1997, o evento foi concebido na intenção de criar a maior comunidade de informações geek do planeta e incentivar as pessoas a usar seus talentos e conhecimentos para criar um mundo melhor através da tecnologia.

Com o objetivo de arrecadar fundos para garantir a participação da equipe de robótica surubinense no importante evento, o Colégio Marista Pio XII realiza na próxima sexta-feira, 25 de novembro, o "Luau no Marista" com a participação de artistas da região. A noite será animada com cinco atrações que irão apresentar repertórios de diferentes estilos musicais, que incluem forró pé-de-serra, pop, rock, sertanejo e dance music. Estão confirmadas as participações da Banda Supernova, Adriano do Acordeon, Anna Maria & As Parceiras, João Neto e DJ Talles. Os ingressos já estão à venda na portaria do colégio e custam apenas R$ 10. "Estamos felizes e ansiosos. Nosso colégio também apresentará outro projeto com uso de uma caixa d'água no evento. Aproveito a oportunidade para convidar toda a juventude surubinense e da região para participar do nosso luau. E também para agradecer às pessoas que estão nos apoiando e ajudando, direta ou indiretamente", finaliza Anna Júlia.

Com informações do Site do Colégio Marista Pio XII e do Portal Surubim News.
Fonte:Blog Mais Casinhas