Audio

Tecnologia do Blogger.

sábado, 19 de novembro de 2016

Documentário sobre a “Operação Condor” é lançado em Pernambuco

5accdf54330102522fc6649dda2914cb
O longa-metragem “Operação Condor, verdade inconclusa”, do cineasta e historiador pernambucano Cleonildo Cruz, chegou finalmente ao Recife.
Ele aborda a aliança político-militar entre as ditaduras da América do Sul nas décadas de 60 e 70 (Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai) visando à eliminação de líderes populares desses seis países, entre eles Miguel Arraes, João Goulart e Leonel Brizola.
O longa já foi exibido em Santiago (Chile), São Paulo e Belo Horizonte e será mostrado em primeira mão para alunos, professores e funcionários que ocupam a Universidade Federal de Pernambuco em protesto contra a “PEC dos Gastos Públicos”.
A exibição foi feita às 18h desta sexta-feira (18) na área externa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, seguindo-se um debate
com o diretor do documentário, Cleonildo Cruz e o professor Luis de la Mora sobre o semelhanças e diferenças entre 1964 e 2016.
“Fui aluno de universidade pública (UFRPE) e não posso aceitar o desmonte da educação pública no Brasil. Lançar o filme no ‘Ocupa UFPE’ é dizer que não aceitamos outro golpe na nossa democracia, que é tempo de resistência democrática e popular. Apoiamos integralmente todas as ocupações no Brasil contra o governo Michel Temer e a PEC 241/55 de retirada de direitos. Faz-se necessário conhecer a história da nossa América Latina.
Essa crise institucional, política e econômica é engendrada por atores políticos e econômicos que rasgam nossa Constituição e buscam retirar direitos conquistados nos últimos 28 anos”, disse Cleonildo Cruz.

Fonte:Inaldo Sampaio