Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Escolas da rede estadual oferecem mais de 105 mil vagas para novatos

Matrículas para alunos novos podem ser feitas a partir de quarta-feira (16). Processo é realizado apenas na internet; ano letivo começa em 2 de fevereiro
Foto: Google Imagens/Reprodução

Começam na quarta-feira (16) as matrículas para alunos novatos na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2017, que tem início previsto para 2 de fevereiro. O Governo de Pernambuco oferece 105.022 vagas nas 1.049 escolas da rede estadual, distribuídas em todos os municípios, para o ensino fundamental e o ensino médio. As matrículas, que acontecem até 30 de dezembro, devem ser feitas exclusivamente na internet. Para fazer a matrícula, é preciso acessar o site da Secretaria Estadual de Educação a partir das 7h da quarta. 

Ao iniciar o cadastro, as informações devem ser preenchidas até o final, pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitados dados como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar, incluindo série e turno, além do nome do responsável, com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo, que é a confirmação da matrícula realizada e deve ser anotado. Com esse número de protocolo, o estudante poderá ir à escola em que se matriculou para entregar os documentos necessários.

São 19.031 vagas oferecidas para alunos novos na capital pernambucana, 21.592 na Região Metropolitana do Recife, e 64.399 no interior do estado. Do total, 39.143 são para o ensino fundamental, incluindo anos iniciais e finais, e 65.879 para o ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nas unidades de tempo integral, são ofertadas 22.974 vagas em toda a rede, sendo 9.457 no Grande Recife e outras 13.517 no interior. Antes de o sistema de matrículas ser aberto, já tinham sido reservadas outras 91.043 vagas para estudantes oriundos das redes municipais. Os alunos veteranos da rede estadual não precisarão participar desse processo na internet, pois já estão automaticamente matriculados. Atualmente, a rede estadual tem cerca de 630 mil estudantes matriculados.

Sistema eletrônico - A Secretaria Estadual de Educação conta que identificou uma diminuição, ano a ano, do número de matrículas realizadas por telefone, o que levou a pasta a disponibilizar o processo somente na internet. O serviço de atendimento telefônico continuará disponível apenas para dúvidas e informações através do número 0800 286 0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, em novembro e dezembro. Escolas com laboratórios de informática podem ser utilizadas pela comunidade escolar sem acesso à internet para realizar a matrícula.

Fonte:Blog Mais Casinhas