Audio

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

ANA CÉLIA: Prefeita de Surubim implanta programa inédito de prevenção à corrupção, com apoio da CGU

Em visita ao Diario de Pernambuco, Ana Célia também falou sobre os desafios da gestão, sendo a primeira mulher a governar Surubim em 88 anos
Prefeita iniciou o mandato enfrentando problemas com o vice Guilherme Nóbrega (PSB), de quem se afastou após o vazamento de dois áudios nos quais ele lhe faz duras críticas, algumas de conteúdo considerado machista pelas eleitoras da cidade (Foto: Gabriel Melo/DP)
A Prefeitura de Surubim inicia, hoje, a implantação de um programa chamado Pacto, adotado em apenas dez municípios do Brasil, com foco direcionado na prevenção da corrupção. A iniciativa será executada com apoio da Controladoria Geral da União e visa estabelecer um plano de metas a serem pactuadas para atingir os eixos da transparência e acesso à informação, integridade e participação cidadã. Segundo a prefeita Ana Célia (PSB), o programa será um diferencial no município, que já tem uma política forte de conselhos e escuta à população, com a elaboração do mapa estratégico para os próximos três anos.
Em visita ao Diario de Pernambuco, onde foi recebida pelo vice-presidente Institucional, Lauro Gusmão, e pela vice-presidente de Conteúdo, Bristes Caminha, Ana Célia também falou sobre os desafios da gestão, sendo a primeira mulher a governar Surubim em 88 anos. Ela iniciou o mandato enfrentando problemas com o vice Guilherme Nóbrega (PSB), de quem se afastou após o vazamento de dois áudios nos quais ele lhe fez duras críticas, algumas de conteúdo considerado machista pelas eleitoras da cidade.
Ana Célia ainda falou sobre os projetos para desenvolver a economia do município, em parceria com outras prefeituras, com a valorização da cultura do caju-anão precoce, que é mais resistente à estiagem. Veja entrevista abaixo. 
MAPA ESTRATÉGICO
Tem muita coisa acontecendo apesar de toda essa crise política e econômica, essa descrença com o momento político que a gente está vivendo, a falta de confiança no Executivo e no Legislativo. Não é à toa que a gente está no mês de abril e a gente não está vendo nenhum movimento em relação às candidaturas, porque cerca de 60% da população não quer votar, mas eu nunca desisti da política. Eu tenho certeza que a política provoca mudança na vida das pessoas. Temos que trabalhar com muita fé e muito entusiasmo e a gente tem focado em muitos projetos para Surubim. Recentemente, conseguimos lançar o mapa estratégico de Surubim, com a visão do que é prioritário para 2018, 2019, 2020. Isso já vai fazer a diferença, porque a gente sempre fica apagando incêndio e a agora a gente tem que planejar, monitorar. Realizamos dois seminários do Surubim Participa, um na cidade e outro no bairro do Chéus, e ai foi a esculta popular mesmo. Quando a gente é candidata, apresenta um programa de governo, eu sempre dei valor a isso, mas muita coisa foi adicionada ao programa depois que a gente ouviu o povo.
SEM CLAUSURA
Houve muita demanda em relação ao espaço público. Eu já tinha melhorado bastante a questão da acessibilidade para a pessoa com deficiência desde o início da gestão e toda sala tem um professor auxiliar, mas desenvolvemos um olhar para as calçadas porque as pessoas colocam muito material nas calçadas e criamos o primeiro conceito da pessoa com deficiência de Surubim. Aos poucos fizemos uma caminhada. Temos um coral das pessoas surdas e, no aniversário de Surubim, elas, através dos gestos de libras, cantaram o hino de Surubim, foi emocionante. Essas pessoas estavam enclausuradas e agora as mães estão participando ativamente do conselho. Pela primeira vez Surubim também tem o conselho da Cultura e entendemos que a cultura é muito importante no desenvolvimento social. Em Surubim tem o Sesc, toda a parte de teatro, umas oito bandas de rock, estava precisando desse estímulo. O conselho da cultura criado tem toda essa função, de acompanhar... a gente precisa dar esse salto e já estamos dando.
CAJU
Já temos o programa de aração da terra desde quando começou a época da chuva. Fizemos um chamamento, colocamos tratores e tem sido assim. A aração coincidiu com a grande distribuição de 10 mil toneladas de sementes pelo governo do estado, e, agora, nesta quinta-feira (4), vamos entregar lá 287 forrageira e roçadeira. Quando a zona rural está bem, o comércio fica bem. Estamos com um projeto do soerguimento da cultura do caju, tivemos na Embrapa, e agora já vai ter um comodato do terreno para fazer um jardim clonal para fazer a experiência do caju-anão (mais recente à estiagens). Numa época que Surubim não tem indústria, é importante o fortalecimento da cultura do caju, porque vai gerar emprego. A primeira etapa vai ser de recebimento do terreno para a gente começar a fazer essa experiência. Será um novo mercado. Vi até um município do Ceará que faz um hambúrguer de caju que já está na merenda escolar.
Continue lendo a extensa entrevista concedida pela prefeita Ana Célia ao Diario de Pernambuco, clicando aqui. Vale a pena!

Fonte:Blog Mais Casinhas