Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Em solenidade prestigiada, base do Samu é inaugurada em Casinhas


Prefeita Rosineide Barbosa com a secretária de Saúde, Patrícia Negromonte, o gerente da II Geres, Mário Moreira, o deputado estadual José Humberto, e toda a equipe do Samu de Casinhas, que é coordenado por Izabel Travassos (Foto: Mário Andrade)
Em solenidade bastante prestigiada, a Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou no finalzinho da tarde da última sexta-feira (30) a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além da prefeita Rosineide Barbosa, o evento contou com as presenças do deputado estadual José Humberto, do gerente da II Geres, Mário Moreira, do prefeito de Bom Jardim, Miguel Barbosa, da secretária de Saúde de Casinhas, Patrícia Negromonte, do secretário de Saúde de Surubim, Izaldo Andrade [que representou o prefeito Túlio Vieira], além de vereadores, secretários, assessores e a população em geral.

Durante entrevista ao repórter Dadau Casinhas, Rosineide fez uma menção especial aos membros da equipe que irá atuar no Samu: "Eles serão os anjos daqueles que precisarem dos seus serviços. E Deus irá abençoar, encaminhar e iluminar cada um dos profissionais do Samu em todos os momentos em que eles estiverem socorrendo a nossa população".
Momento do corte da fita inaugural da Base do Samu de Casinhas (Foto: Mário Andrade)

O deputado estadual José Humberto esteve prestigiando o evento ao lado da prefeita Rosineide Barbosa (Foto: Mário Andrade)
O deputado José Humberto destacou que o Samu reforçará o atendimento das ocorrências consideradas mais graves e defendeu a realização de uma campanha preventiva para tentar minimizar o número de acidentes de trânsito no município. "Sabemos que Casinhas tem um alto índice de acidentes de moto e, inclusive, nós vamos ver uma maneira de fazer com que o Detran não venha aqui só para punir, mas também para trazer o ensinamento e arranjar uma maneira educativa de poder contribuir com a redução desses acidentes. A base do Samu vai trazer a possibilidade de um socorro mais imediato e, evidentemente, trazer mais tranquilidade para as famílias", disse o parlamentar.

O secretário da II Geres, Mário Moreira, destacou a 'importância estratégica do posicionamento de Casinhas junto ao Estado da Paraíba e ao município de Surubim'. "Por conta disso, este município, que faz parte da nossa regional, não poderia ficar de fora de forma alguma. Graças a todo um esforço da gestão municipal, junto com a Secretaria Estadual de Saúde, a gente está inaugurando este Samu para atender a população. Eu quero parabenizar a secretária Patrícia e a prefeita Rosineide, porque a gente sabe o tamanho da dificuldade que os municípios têm enfrentado em abrir mais esse serviço. Não é um serviço barato, é caro, e, portanto, precisa de todo um empenho municipal para que realmente funcione", afirmou Moreira.
Equipe do Samu do município de Casinha (Foto: Mário Andrade)

Dadau Casinhas entrevistando o gerente da II Geres, Mário Moreira (Foto: Mário Andrade)
A diretora da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM), Alessandra Soares, também falou com a nossa reportagem e disse que, naquele momento, 'sentia muito orgulho de ser casinhense'. "Eu, como cidadã casinhense, me sinto orgulhosa e, como diretora da unidade mista, mais orgulhosa ainda por ter uma equipe como essa trabalhando conosco para nos dar suporte no município. A questão da Saúde, como sabemos, é difícil em todo o país, mas com muita garra a nossa prefeita não tem medido esforços. Tanto que nós temos hoje um hospital com várias especialidades que muitas cidades não tem. Nós temos, aqui na nossa unidade mista, médicos atendendo 24 horas. Mas também temos falhas, porque somos humanos. Agora, podem ter certeza de uma coisa: nós estamos dando o máximo para que possamos oferecer a melhor saúde possível aos nossos munícipes", disse.
Entrevista com a diretora da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM), Alessandra Soares (Foto: Mário Andrade)
Prefeito de Bom Jardim, Miguel Barbosa, fez pronunciamento durante a solenidade (Foto: Mário Andrade)
"A inauguração de uma base do Samu é muito importante porque uma ação como essa só traz mais segurança para a população. À exemplo de Surubim, que inaugurou sua base no último dia 14 de junho, Casinhas hoje só vem fortalecer essa rede", comentou o secretário de Saúde de Surubim, Izaldo Andrade.

A coordenadora do Samu de Casinhas, Izabel Travassos, disse que "é com grande satisfação que a gente está realizando um sonho de tantos e tantos anos, não apenas de Casinhas, mas de todos os municípios". "Fomos treinados e estamos aptos para dar os devidos esclarecimentos e tirar as dúvidas da população, e claro, atender a população de uma forma geral", afirmou Klebson Oliveira, um dos cinco técnicos de enfermagem que atuarão no Samu de Casinhas.
Dadau Casinhas entrevistando o técnico de enfermagem Klebson Oliveira, um dos integrantes da equipe do Samu de Casinhas (Foto: Mário Andrade)
Da direita p/ esquerda, o gerente da II Geres, Mário Moreira, o deputado José Humberto, a secretária Patrícia Negromonte, o secretário Antônio Araújo, a prefeita Rosineide Barbosa e o vereador Lázaro Santana (Foto: Mário Andrade)
Já o prefeito de Bom Jardim, Miguel Barbosa, teceu elogios às ações implantadas na área da saúde em Casinhas e ressaltou a importância das parcerias entre os municípios do Agreste Setentrional como forma de fortalecer a região. "Quero parabenizar a prefeita Rosineide Barbosa, que está desempenhado um belíssimo trabalho à frente do município de Casinhas. Nós viemos prestigiar este evento porque é um marco de fortalecimento na saúde de Casinhas. E com a cidade de Casinhas fortalecida, consequentemente também estaremos fortalecendo a nossa região. Porque que é isso o que nós queremos: uma região forte", declarou o jovem chefe do Executivo da "Terra dos Paus D’Arcos".

"Nós temos uma amizade muito boa, não apenas com Rosineide, mas também com o prefeito Túlio, de Surubim, Chaparral, de Orobó, Maria, de João Alfredo, Robevan, de Santa Maria do Cambucá, Lula da Capivara, de Frei Miguelinho, enfim, nós temos um grupo forte e focado no engrandecimento de todos os municípios da nossa região", acrescentou.
Prefeito de Bom Jardim, Miguel Barbosa, concedendo entrevista para o nosso repórter Dadau Casinhas (Foto: Mário Moreira)
Quem quiser conferir o vídeo com a série de entrevistas captadas pelo repórter Dadau Casinhas, por ocasião da solenidade de inauguração do Samu, é só clicar no primeiro vídeo da nossa TV Casinhas, no topo da barra aqui ao lado do nosso blog. Ou na nossa página do Youtubeclicando aqui.