Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Na Câmara, secretária faz prestação de contas da Saúde em Casinhas



Secretária de Saúde do município de Casinhas, Patrícia Negromonte (Foto: Charles Nascimento/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

A Secretaria de Saúde de Casinhas realizou, no último dia 30 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública de prestação de contas da pasta referente ao ano de 2013 e o primeiro quadrimestre de 2014 – janeiro a abril. Os dados foram apresentados pela secretária de Saúde, Patrícia Negromonte.

Durante a audiência, Patrícia fez uma explanação geral do trabalho realizado ao longo dos 16 meses em que está à frente da secretaria. "Estamos conseguindo acompanhar e assistir a população de Casinhas. Mas precisamos trabalhar muito mais, juntos, sem querer diminuir ninguém ou pensando só no próprio umbigo, porque assim a gente não vai muito longe. A gente tem que pensar, sim, no bem maior, que são os casinhenses. Precisamos fazer com que o nosso povo fique enaltecido na história", destacou Negromonte.
Foto: Charles Nascimento/Divulgação
A secretária citou importantes conquistas da área em um ano e meio da atual gestão municipal. "A gente poderia destacar, dentre elas, que todas as unidades de saúde do município estão sendo reformadas e devidamente equipadas, e isso dentro do padrão concebido pelo Ministério da Saúde - que é muito bonito, um show, vai deixar todo mundo maravilhado", disse.
Foto: Charles Nascimento/Divulgação
Foto: Charles Nascimento/Divulgação
Entre os dados apresentados pela secretária, alguns números chamaram a atenção, como as 24.285 consultas médicas da Atenção Básica realizadas em 2013, mais 9.204 no primeiro quadrimestre de 2014, e as 54.595 visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde em 2013 e outras 18.406 nos quatro primeiros meses do ano corrente. O Serviço de Fisioterapia contabilizou 3.620 atendimentos em 2013 e outros 2.099 apenas de janeiro a abril deste ano.
Durante a audiência, a secretária lamentou ainda o fato de Casinhas atualmente figurar no ranking dos municípios com maior ocorrência de mortes por acidentes do moto em Pernambuco. "Temos que fazer alguma coisa muito séria em relação à educação no trânsito de Casinhas. Temos que trabalhar de forma arrojada essa questão, conscientizar as pessoas. Será que é mesmo certo nós arriscarmos nossa vida por causa de um copo de cerveja? Precisamos dialogar com os amigos pra gente tentar diminuir isso. Vamos sair desse ranking! Se a gente pensar a questão da prevenção pra valer a gente consegue diminuir isso", defendeu.
Foto: Charles Nascimento/Divulgação
Foto: Joana Darc/Divulgação
Patrícia também mencionou a criação do Código Municipal Sanitário, que se encontra em fase final de elaboração. "Brevemente estaremos enviando o projeto para apreciação aqui na Câmara de Vereadores. Hoje, o que vigora é o Código Estadual, mas todos os municípios tem que ter seu próprio código", pontuou. Ao final, a secretária aproveitou para deixar um recado: "As portas da secretaria estão abertas, sem qualquer tipo de problema, tanto para os membros do Legislativo quanto para qualquer pessoa".

O evento contou com as presenças do vereador Gilberto do Posto, das vereadoras Fátima do Sindicato, Maria Pires e Verônica Geriz, da coordenadora municipal do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Izabel Travassos, da coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, Rejane Lima, da coordenadora municipal de Atenção Básica, Viviane Brito, da coordenadora municipal do Programa Saúde na Escola, Ana Maria, e do secretário municipal de Finanças, Rossivaldo Araújo, e da médica cubana do Mais Médicos em Casinhas, Yaneisy Perdigón.
Foto: Joana Darc/Divulgação
Foto: Joana Darc/Divulgação