Audio

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

VAMOS RELEMBRAR? I Há 13 anos atrás, 45 foliões de Casinhas desfilavam com Ariano Suassuna na Marquês de Sapucaí, no RJ

Walter Borges e Carmem Neuza (foto), integrantes da comitiva casinhense que desfilou  pela Império Serrano em 2002, cumprimentando Ariano Suassuna na Sapucaí (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Nesta sexta-feira (13), uma grande folia carnavalesca está programada para acontecer no centro da cidade de Casinhas, a partir das 15h30. Este ano, a Prefeitura de Casinhas, através da sua Diretoria de Cultura, está homenageando o grande escritor Ariano Suassuna, falecido no ano passado. A homenagem é mais do que justa, pois Ariano manteve com esta cidade uma relação de amizade muito especial, chegando a visitá-la em três ocasiões, todas elas para apresentar suas famosas aulas-espetáculos.

Clique e leia também:
Com homenagem a Ariano Suassuna, Casinhas se veste para o Carnaval 2015

Homenageado pela Escola de Samba Império Serrano, no carnaval carioca de 2002, o dramaturgo paraibano fez questão de garantir a participação de um grupo formado por 45 foliões de Casinhas no desfile, cujo tema-enredo era "Aclamação e Coroação do Imperador da Pedra do Reino: Ariano Suassuna". A ala que contou com a participação dos casinhenses se chamava "Reino Castanho do Sertão" e os trajes usados por eles no desfile foram criados aqui mesmo, na cidade, pelo artista plástico Dantas Suassuna, filho de Ariano. Vamos relembrar? Confira nos vídeos abaixo:

    

    

Em 2008, um filme de curta-metragem selecionado pelo projeto nacional "Revelando os Brasis" foi rodado no município. "Passarelas, Uma História de Carnaval" chegou a ser exibido em todo o país através de festivais de cinema e no Canal Futura. A ficção, baseada numa crônica intitulada "O Clube dos Chaleiras", escrita por Dídimo Gonçalves Guerra, sobre um acontecimento real ocorrido na sua infância, nos dias de momo em Casinhas no ano de 1905, foi adaptada para o Carnaval de 2002, quando a cidade vivenciava o clima da participação no desfile da Império Serrano. Assista o filme: