Audio

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Democracia comemora 100 anos de Ulysses Guimarães

Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem a um dos principais nomes da oposição à ditadura militar
Por Ana Cristina Santos
A Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (6) sessão solene em comemorações ao centenário de nascimento de Ulysses Guimarães. O evento ocorre no dia em que se comemora cem anos de nascimento do parlamentar paulista falecido em 1992.
A sessão abre uma série de eventos que a Câmara realiza para resgatar a história pessoal e política do parlamentar, que foi presidente da Casa por três vezes ao longo de 11 mandatos por São Paulo, e um dos principais nomes da oposição à ditadura militar.

De acordo com o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB, Moreira Franco, atual secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o maior legado deixado por Ulysses foi fazer o combate pela política. “Foi pela política que ele derrubou o regime militar. Não estamos homenageando apenas um político que marcou a história, que imprimiu um ritmo, que mudou o Brasil. Acima der tudo isso, estamos homenageando o último político brasileiro que teve autoridade moral, que é a essência da atividade política, de dizer que estava falando em nome da nação”, destacou Franco.
Para ele, Ulysses acreditava no diálogo, na política como instrumento de mobilização das pessoas e na força do povo como sujeito da história. Essa postura, na avaliação de Moreira Franco, fez com que o então deputado conseguisse se sintonizar com a população como nenhum outro político de sua época.
Eventos
Na sessão solene, foi lançado um selo postal em homenagem à Ulysses, que contou com a presença do presidente dos Correios, Guilherme Campos. Também será inaugurada exposição que ilustra o pensamento de Ulysses sobre democracia e liberdade, com trechos de discursos e entrevistas acompanhados por imagens registradas pelo fotógrafo Orlando Brito ao longo de mais de 30 anos.

A Câmara pretende realizar várias outras ações em homenagem a Ulysses até outubro de 2017, como colóquios, concursos de vídeos e reportagens e lançamento de publicações dirigidas aos estudantes.
HISTÓRIA
Advogado, Ulysses elegeu-se deputado estadual em 1947, pelo Partido Social Democrático (PSD). Três anos depois, passou a ser deputado federal, função que exerceu durante 11 mandatos consecutivos. Foi presidente do MDB e PMDB durante vários anos e seu presidente de honra. Em 1987, o parlamentar comandou a Assembleia Constituinte. Candidato à Presidência em 1989, não obteve sucesso, mas marcou a história do País.

Ulisses Guimarães morreu (desapareceu) em 12 de outubro de 1992, num acidente aéreo. O helicóptero que transportava os casais Ulisses Guimarães e Severo Gomes caiu 30 minutos depois de levantar voo em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo.
FRASES
"...Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Sejamos fiéis ao evangelho de Santo Agostinho: ódio ao pecado, amor ao pecador. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida..." 
Essas são algumas frases marcantes de Ulisses Guimarães.
Com informações da Câmara dos Deputados e da Fundação Ulisses Guimarães

Fonte;JPNEWS