Audio

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

UMBUZEIRO-PB, EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, É NESTA SEXTA(2) ATRAÇÕES DE PESO..


Uma cidade paraibana, que faz divisa com o nosso município Casinhas divisa com o estado de Pernambuco com a Paraíba, é 124 anos de historias, filhos ilustres importantíssimo na nossa historia:Epitácio Pessoa, João Pessoa e Assis Chateaubriand.

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa(Umbuzeiro, 23 de maio de 1865  Petrópolis, 13 de fevereiro de 1942) foi um político e jurista brasileiro, presidente da república entre 1919 e 1922, depois que Rodrigues Alves, eleito em 1918, não tomou posse por motivo de doença. O período de governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 30, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central.
Foi ainda deputado federal em duas oportunidades, ministro da Justiça, do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República, senador três vezes, chefe da delegação brasileira junto à Conferência de Versalhes e juiz da então Corte Internacional da Haia.

João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (Umbuzeiro24 de janeiro de 1878 — Recife26 de julho de 1930) foi um advogado e político brasileiro.1 Era sobrinho de Epitácio Pessoapresidente da República (1919-1922). Foi auditor-geral da Marinha, ministro da Junta de Justiça Militar, ministro do Superior Tribunal Militar e governador do estado da Paraíba (1928-1930). Foi candidato em 1930 a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas, mas perderam para à chapa governista, encabeçada por Júlio Prestes.

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô, (Umbuzeiro4 de outubro de 1892 — São Paulo4 de abril de 1968) foi um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1960, destacando-se como jornalistaempresáriomecenas e político.1 2 Foi também advogadoprofessor de direito,3 escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.
Chateaubriand foi um magnata das comunicações no Brasil entre o final dos anos 1930 e início dos anos 1960, dono dos Diários Associados, que foi o maior conglomerado de mídia da America Latina, que em seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agência telegráfica.  Também é conhecido como o co-criador e fundador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP), junto com Pietro Maria Bardi, e ainda como o responsável pela chegada da televisão ao Brasil, inaugurando em 1950 a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. Por seu empenho contra a entrada do capital estrangeiro no país e seu nacionalismo econômico foi visto como ameaça pela CIA que financiou Roberto Marinho depois que uma empresa de SP não lhe fez aliança (talvez por que na altura não enxergou o impacto que uma capitalização daquele tamanho para sair do sector impresso para a televisão fosse causar mesmo na história da geo-concentração midiática no contexto do país). Foi Senador da República entre 1952 e 1957.