Audio

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Agaci Soares representa Casinhas como avaliador da XX Ciência Jovem

O professor Agaci Soares (à esquerda) participou do evento em companhia dos monitores de informática Maximino Xavier e Gleyson Nunes (Foto: Facebook/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

O professor Agaci Soares esteve representando o município de Casinhas na XX Ciência Jovem, feira nacional de ciências promovida pelo Espaço Ciência, que foi aberta na tarde desta quarta-feira (29) durante solenidade no Chevrolet Hall, em Olinda. Participando pela primeira vez do evento à convite dos seus organizadores, Soares integrou uma comissão avaliadora formada por 150 profissionais das mais diversas áreas. Ele marcou presença na feira acompanhado dos monitores de informática Maximino Xavier e Gleyson Nunes.

O evento contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, José Bertotti, com o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Luís Henrique de Lira, com o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, além de centenas de alunos e professores dos 27 estados brasileiros.

A Feira de Ciência acontece até o próximo sábado (01) com a apresentação de 340 trabalhos de todos os estados do País divididos em 310 estandes. A estimativa é da visitação de cerca de 10 mil alunos, professores, pesquisadores, cientistas e público em geral. A entrada é gratuita. O evento que começou tímido em 1994, evoluiu ano após ano em número de inscrições e visitações. Como consequência, aumentou sua popularidade nas escolas de todo Brasil. Em 2014, foram cerca de 450 trabalhos inscritos.

A Ciência Jovem é dividida em categorias de acordo com o nível de ensino. Na categoria Iniciação à Pesquisa voltada para estudantes da educação infantil e ensino fundamental I foram selecionados 12 trabalhos sobre temáticas variadas, dentre elas: terceira idade, origem da vida, pré-história e sustentabilidade. Na categoria Divulgação Científica,dirigida ao ensino fundamental II, 76 trabalhos abordarão conhecimentos científicos aprendidos em sala de aula.

Alunos do ensino médio apresentarão 65 trabalhos na categoria Desenvolvimento Tecnológico, onde serão apresentados produtos sobre robótica, construção de aplicativos e protótipos de máquinas. Já na categoria Incentivo à Pesquisa, a maior em volume de trabalhos, serão expostas 158 pesquisas sobre estudos de caso e descobertas da Ciência. Mas não serão só os alunos que apresentarão suas pesquisas. Na categoria Educação Científica, destinada a professores, 29 trabalhos vão ser apresentados em banners e plenárias abertas ao público.

Os primeiros colocados de cada categoria receberão credenciais para as principais feiras nacionais (Febrace, Mostratec, SBPC JOVEM e Milset Brasil), além da edição internacional da Milset, com custos de viagem e hospedagens pagos. Já o 2º, 3º e 4º lugares de cada categoria receberão as credenciais para as mesmas feiras. Medalhas, troféus e certificados também serão entregues aos vencedores.

Com informações da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.