Audio

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 23 de março de 2015

CINEMA I Atores do 1º filme rodado em Casinhas participam de bate-papo com alunos do programa Mais Cultura nas Escolas


Elenco do filme "Passarelas, Uma História de Carnaval": da direita p/esquerda, Artur Silva, André Diniz, Maria Aurora e Klebson Oliveira (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Integrantes do elenco do filme "Passarelas, Uma História de Carnaval" participaram no último dia 12 de março de uma roda de bate-papo com alunos do programa Mais Cultura nas Escolas, na Escola Luiz Ventura, em Lagoa de Pedra, na zona rural de Casinhas. A ficção, de curta duração, foi a primeira realização cinematográfica da história de Casinhas. Rodado no ano de 2008, o filme tem roteiro, produção e direção assinados pelo casinhense Charles Nascimento e foi um dos 40 selecionados de todo o país pelo projeto Revelando os Brasis, que garantiu sua exibição em mostras e festivais de cinema Brasil afora e até no Canal Futura.

Clique e leia também:
Escola da zona rural de Casinhas realizará documentário sobre a interferência das redes sociais no comportamento dos jovens que vivem no interior

Participaram do encontro o protagonista do filme, o cantor Artur Silva, o poeta Klebson Oliveira, o porteiro escolar André Diniz e a dona de casa Maria Aurora, todos eles naturais do município de Casinhas. O bate-papo foi mediado pelo diretor municipal de Cultura, Gerailton Leal, pela diretora do Luiz Ventura, Maricely Almeida, e pelo próprio diretor do curta "Passarelas", Charles Nascimento, parceiro do Luiz Ventura no projeto de cinema do Mais Cultura nas Escolas que vem sendo desenvolvido naquela escola. O momento foi devidamente registrado para o making-off do projeto pelo fotógrafo Mário Andrade, da MA Foto e Vídeo Produções.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao filme e de ouvir um pouco da experiência pessoal que cada integrante teve ao participar da produção, matando a curiosidade acerca do que rolou nos bastidores das filmagens. "Foi um momento ímpar. Assim como também foram as oficinas e a sessão de cinema em Campina Grande, onde eles acompanharam pela primeira vez a projeção de um filme dentro de uma sala apropriada para isso. A próxima etapa agora serão as filmagens do documentário Quando Estamos Conectados, que vai investigar um pouco sobre como as pessoas aqui do interior estão lidando com as redes sociais na internet", contou Charles Nascimento.

Ao final do encontro, houve a entrega das camisetas do projeto. O Mais Cultura nas Escolas é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Casinhas, e contemplou em sua última edição quatro escolas locais. O projeto busca incentivar crianças e jovens a vivenciar experiências inovadoras no processo educacional com iniciativas culturais produzidas em sua localidade. Com o programa, a Secretaria de Educação e Cultura de Casinhas amplia a OFERTA de serviços nas áreas culturais, esportivas e de lazer, preenchendo o tempo livre de crianças e jovens fora da sala de aula.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação