Audio

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Sessão de autógrafos a céu aberto no lançamento do cordel de Nêgo de Belo, no Diogo


Moradores fizeram fila para garantir gratuitamente seu exemplar autografado pelo autor (Foto: Joana Darc/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br


Foi bastante prestigiada pelos moradores da comunidade do Diogo, no município de Casinhas, a sessão de autógrafos organizada pelo empresário José Gomes de Lima Neto, mais conhecido como "Nêgo de Belo", na noite deste domingo (27), no pátio da Escola Nossa Senhora de Fátima, para lançamento do seu primeiro cordel.

Intitulado "As Águas Quebrando as Pedras", a publicação conta em versos um pouco das origens do lugar, tendo como fio condutor a relação dos moradores locais com o Rio Caiaí, que corta a localidade, demarcando os limites entre os municípios de Casinhas e Surubim. Trata-se de uma literatura de cordel recheada de nostalgia, saudosismo e denúncia ao mesmo tempo, na medida em que seu autor critica a falta de conscientização de alguns moradores que despejam lixo em suas margens e encostas, além do descaso por parte das autoridades, que há muito tempo vivem de braços cruzados ante o problema.

Assista ao vídeo exibido no evento:



Apresentado pelo locutor Pedro Braz, o momento cultural, na sua abertura, contou com uma homenagem feita por Nêgo de Belo e o poeta casinhense Klebson Oliveira ao casal Ernildo César e Edna Estela, que viajou do Estado do Pará para curtir férias na terrinha e também prestigiar o evento. Na primeira fileira da atenta plateia, estavam os pais do empresário (e agora cordelista), o fundador da Panificadora Gomes, Raimundo Gomes ("Seu Belo") e Dona Estela, assim como sua esposa, Cleonice, os filhos Wilton e Wilker, irmãos e irmãs, sobrinhas, cunhados, enfim, uma parte bem expressiva da família Gomes.


Antes da fila para a sessão de autógrafos ser formada, foi feita a leitura da biografia do autor do cordel, a exibição de um vídeo que traz recentes imagens captadas do rio pelo próprio Nêgo, além da homenagem que lhe foi prestada por Klebson Oliveira, ao declamar poemas como "A Origem do Sertão", de Valdir Teles, e "Retrato na Carteira", de Mariana Teles, encerrando com uma imitação bastante aplaudida do escritor Ariano Suassuna, falecido na semana passada.

Veja nas imagens: 
Fotos: Joana Darc/Divulgação