Audio

Tecnologia do Blogger.

domingo, 27 de novembro de 2016

EXCLUSIVO: Quem são os nomes mais cotados para o secretariado da prefeita Ana Célia ?

Faltando pouco mais de um mês para a nova gestão assumir, a prefeita eleita, Ana Célia Cabral (PSB) costura a formação da equipe que vai compor o primeiro escalão a partir de primeiro de janeiro. A ideia é formar um quadro de secretários com formação e perfil técnicos, e consigam deixar a gestão com 'cara nova', o que seria um indicativo prático da mudança proposta na campanha.
A prefeita tem ouvido de lideranças e pessoas próximas as sugestões dos nomes. Muitos já foram sondados, mas não existe, definição de fato. Na maioria das pastas, a escolha dos secretários ainda precisa do ajuste de pequenos detalhes, a exemplo da disponibilidade dos escolhidos, uma vez que alguns precisam deixar suas atuais atividades ou mesmo mudar para Surubim. Assim, os nomes que estão ventilados podem não ser confirmados.
EXECUTIVA :  Assistente Social por formação, prefeita Ana Célia tem experiência em gestão como Secretária Executiva da secretaria de Desenvolvimento Social do governo do estado. 
Com experiência em gestão, nos governos Eduardo Campos e Paulo Câmara, exercendo cargo
secretária executiva, Ana Célia traz para Surubim a experiência da gestão que delega e monitora os projetos e ações. Poderá ser a primeira gestão com esse perfil, técnico, implantada na Prefeitura de Surubim.
Assim, a reportagem do blog Surubim e região ouviu lideranças da articulação socialista e apurou os nomes mais cotados para o secretariado da gestão Ana Célia. As mulheres terão papel de destaque na gestão e ocupam boa parte das pastas.
AÇÃO SOCIAL :
Como justiça boa começa em casa, a prefeita vai prestigiar as colegas de profissão e deve ter como titular da pasta, a assistente social Penélope Andrade. Ela atuou no governo do estado e atualmente trabalha na Prefeitura de Moreno, onde o prefeito Dilson Gomes (PSB) não se reelegeu. Aparece com um perfil jovem, técnico e com experiência.
EDUCAÇÃO :
Três professores estão cotados para a pasta: Alcimere Bezerra (FOTO), ligada ao ex-prefeito Flávio Nóbrega, e muito bem aceita pela categoria. Eklaydja Farias, da cota pessoal da prefeita, mas que estaria com dificuldade para deixar o Colégio Marista, onde é vice-diretora pedagógica. Embora a pasta tenda a ficar, preferencialmente, com uma das duas, também se estuda a possibilidade de convocar o professor João Filho, da direção da escola Natalícia Figueiroa, de tempo integral.
Pelo menos, em outras duas pastas a prefeita vai prestigiar as mulheres :
JUVENTUDE: outra pasta ocupada por mulher. a titular mais cotada é Fernanda Leal, formada em relações internacionais.
OBRAS : também ficará em mãos femininas, da engenheira Tassiana Arruda, que atua na Prefeitura do Recife.
SAÚDE:
A pasta deve entrar na cota do ex-prefeito Flávio Nóbrega. O nome mais cotado é o do companheiro de trabalho do médico, o enfermeiro Aguinaildo de Lima, que atuou com Nóbrega em Limoeiro, no hospital Regional, e atualmente em João Alfredo, onde é secretário de Saúde, e está realizando um trabalho que vem repercutindo bem e apresentando bons resultados.
DEFESA SOCIAL:
Diante da onda de violência que preocupa Surubim, a prefeita opta por um nome local da PM para integrar as ações locais com as políticas públicas do estado. O major Fabio Batista do 22o batalhão será o titular da pasta, que é responsável pela Guarda Municipal, e por organizar o trânsito da cidade.
ADMINISTRAÇÃO:
O titular da pasta será Arquimedes Lima Neto, que integra a equipe de transição da prefeita. Formado em administração de empresas, até o final do ano, ocupa a suplência da vaga deixada por Biu Farias, na Câmara. Assessorava o secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota.
AGRICULTURA:
O nome mais forte para ocupar a pasta é o do agrônomo Sancho Arruda, por ter bastante respaldo nos setores da produção agropecuária na região e livre trâmite nas instituições que tratam dos projetos da área . É, inclusive, bem aceito entre aos feirantes, o que é importante para articular uma possível reestruturação da feira, peça estratégica para a economia do município.
CONTROLE INTERNO:
Embora os nomes dos técnicos Antônio Gildácio e do veterinário Eduardo Farias, conhecido como Eduardinho, também estivessem sendo ventilados para Agricultura, é quase provável que não sejam confirmados. Como os dois já foram secretários de administrações passadas, tirariam do secretariado a característica prometida da mudança. Assim, Antônio Gildácio, que integra a equipe de transição, assume o Controle Interno, uma função estratégica na gestão. Eduardo Farias possivelmente fica com uma diretoria da pasta.
TRANSPORTE:
Mesmo inserida na secretaria de Viação e Obras, o setor de Transporte será coordenado por Neto Medeiros e deve ganhar mais importância na gestão, podendo adquirir status de primeiros escalão. Outro que também pode ser convocado para atuar na secretaria é Manoel Pereira, funcionário do Legislativo municipal. Há quem defenda, inclusive, que as pastas se fragmentassem em Obras (infra estrutura e urbanismo) e Serviços Públicos (transporte e limpeza urbana), como prevê o modelo já proposto ao Município pela Fiam.

As pastas de Turismo, Finanças e Governo tiveram nomes citados nas entrevistas realizadas pela reportagem do Surubim e Região, as fontes, no entanto, foram unânimes ao indicar que se aguarde um pouco mais de tempo para que esses nomes ganhem mais firmeza e se consolidem na equipe. Essas seriam as últimas pastas que estariam faltando para a prefeita fechar o primeiro escalão.

Especula-se, inclusive, que um genro da prefeita integraria a equipe do secretariado, porém teme-se que a possível nomeação pode prejudicar a imagem inicial da gestão, que ganha muito pelo perfil técnico, mas, no caso, já começaria com uma pequena mancha ética, pela prática do nepotismo.

Oficialmente, a prefeita Ana Célia deve anunciar o secretariado no inicio de dezembro.

Fonte:Blog do Alberico Cassiano